Já posso usar o passe Navegante nas bicicletas Gira? Como?

Nesta fase, apenas os beneficiários do passe gratuito se podem inscrever na Gira — ou seja, só se tiveres menos de 23 (ou mais de 65 anos) e tens de residir na capital.

Foto
Os utentes entre os 24 e os 64 anos terão de continuar a pagar para usar as Gira Daniel Rocha
Ouça este artigo
--:--
--:--

A partir desta sexta-feira, se tiveres um passe Navegante, podes usar, sem custos, as bicicletas Gira, a rede partilhada de Lisboa administrada pela EMEL. A medida foi anunciada em Novembro pela Câmara Municipal de Lisboa, como parte de um pacote de acções para mitigar os efeitos da inflação. Mas atenção: nem todos podem beneficiar para já desta integração entre os dois sistemas de mobilidade urbana da capital.

Inicialmente pensada para quem tem menos de 23 anos e mais de 65, a gratuitidade da utilização das bicicletas Gira vai, afinal, estender-se a todos os portadores do passe Navegante com residência fiscal na cidade, anunciou o presidente da câmara, Carlos Moedas, na manhã de sexta-feira.

O que é o sistema Gira?

É o sistema de bicicletas partilhadas da capital, criado pela Empresa de Mobilidade e de Estacionamento de Lisboa (EMEL), em 2017. O seu arranque ficou marcado por várias dúvidas sobre a sua real eficácia como alternativa de mobilidade e por problemas técnicos, mas rapidamente se converteu num sucesso.

Os números mais recentes indicam que o sistema tem 1600 bicicletas, distribuídas por 140 estações, num total de 2700 docas. No Outono passado, registava-se uma média diária de sete mil viagens. Actualmente, o sistema Gira inclui três tipos de pagamento, consoante a necessidade de uso: o passe anual custa 25 euros; o passe mensal custa 15 euros; a utilização por apenas um dia custa dois euros. Todos eles obrigam ao uso da aplicação própria do sistema.

O que é o passe Navegante?

O Navegante é o passe de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa e assenta, sobretudo, em duas modalidades. Uma municipal, que custa 30 euros mensais e permite viajar apenas num concelho, e outra metropolitana, de 40 euros por mês, que possibilita deslocações ilimitadas em todo o sistema.

Para além desses dois tipos de passe, existem ainda o Navegante 12, gratuito para crianças até aos 12 anos (inclusive) em todo os 18 municípios do sistema; o Navegante +65, que custa 20 euros e é para maiores de 65 anos, reformados e pensionistas; o Navegante Metropolitano Família, que permite a cada agregado familiar pagar no máximo o valor de dois passes Navegante Metropolitano (80 euros), independentemente do número de elementos do agregado familiar.

Foto
Rui Gaudêncio

Mas em Lisboa, por iniciativa da câmara municipal, todos os jovens até aos 23 anos e os maiores de 65 anos, que se inscrevam podem usar gratuitamente o sistema de transportes públicos na cidade.

O que acontece a partir desta sexta-feira?

Os utilizadores do passe Navegante gratuito de Lisboa passarão a poder utilizar as bicicletas Gira, sem qualquer encargo adicional. Basta, para isso, escolher a opção relativa a esse “modo de pagamento” na aplicação da Gira. A partir desta sexta-feira, passam também a estar disponíveis seis novas estações, oferecendo assim mais 137 docas de estacionamento de bicicletas Gira na cidade.

E se eu residir noutro concelho da Área Metropolitana?

Não, é só para residentes na cidade de Lisboa. E essa triagem é feita através dos passes gratuitos que têm sido pagos pela Câmara de Lisboa aos jovens até 23 anos e aos maiores de 65 anos.

Então, nem todos os portadores do Navegante podem usar já as Gira?

É isso: é mesmo apenas para os beneficiários do passe Navegante gratuito em Lisboa. O que isto significa, na prática, é que, para além de terem de ser residentes fiscais na cidade, terão de ter menos de 23 anos ou mais de 65 anos. Os restantes, isto é, todas as pessoas portadoras do passe Navegante residentes na cidade, independentemente da sua idade, passarão a poder utilizar as Gira a partir do dia 5 de Junho.

Foto
Rui Gaudêncio

E se eu tiver menos de 16 anos?

Também não podes utilizar, mesmo que sejas beneficiário do passe Navegante gratuito. Isto, porque, em teoria, o próprio sistema Gira impede a utilização de qualquer utente com menos de 16 anos devido a questões de segurança. Até 1 de Junho de 2022, apenas as pessoas com mais de 18 anos o podiam fazer. Mas, desde então, o alargamento tornou-se uma realidade, com a alteração dos Termos e Condições das Gira, através da extensão do seguro de acidentes pessoais e do seguro de responsabilidade civil a indivíduos com 16 anos.

Quantas pessoas poderão, afinal, beneficiar desta novidade?

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, no final de Janeiro passado, cerca de 70 mil pessoas beneficiam da gratuitidade dos transportes públicos na cidade. Mas esse número deve ser substancialmente reduzido, pelo facto de se terem de subtrair desse universo todos os estudantes com menos de 16 anos.

Como é que posso, então, usar as Gira com o passe Navegante?

Se ainda não tiveres a aplicação Gira, o primeiro passo é descarregá-la na app store usual (Play Store em sistemas Android ou Apple Store para iPhones). Depois, ao fazer a inscrição, vais ter de indicar o tipo de passe. É aqui que os outros utentes seleccionam entre as opções anual, mensal ou diário, mas neste caso vai surgir uma nova opção: “Gira/Navegante”. É a que deves escolher, se tiveres direito à isenção de pagamento. Depois de clicares nessa opção, vão pedir-te o número de identificação do passe Navegante gratuito. Se fizeres parte da base de dados dos utilizadores, a inscrição é automaticamente validada. E pronto, a partir deste momento, podes usar uma das bicicletas Gira. Toda a interacção com o sistema Gira será mediada pela respectiva aplicação.

Notícia actualizada a 26 de Maio, depois de Carlos Moeda anunciar que, afinal, todos os residentes de Lisboa com Navegante poderão usar as Gira sem pagar, a partir de 5 de Junho.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários