Mabe Fratti, o seu violoncelo e a busca pela transcendência

A jovem e já muito elogiada compositora guatemalteca, radicada no México, dá esta semana três concertos em Portugal. Lisboa, Aveiro e Braga são as suas paragens.

Foto
A música de Mabe Fratti oscila entre um lado mais melódico e uma exploração catártica de territórios mais ruidosos DR
Ouça este artigo
00:00
06:16

Se ela tivesse outros pulmões, estaríamos neste momento a contar uma história diferente. Mas um diagnóstico médico que lhe disse que tinha problemas de respiração minou a vontade que a criança tinha de aprender a tocar saxofone. Felizmente para ela, havia uma irmã que também estava, nesse período, a iniciar uma relação com a música — dava os primeiros passos no violino. Mabe, a menina da tentativa falhada de se aproximar dos instrumentos de sopro, começou a fazer companhia à irmã no seu trajecto rumo à escola de música. Lá, assistiria a diferentes apresentações, de diferentes ensembles. O violoncelo cativou-a.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar