Explodiu uma estrela perto da Terra e é visível à noite em Portugal. Saiba como encontrá-la

Há 21 milhões de anos, uma estrela explodiu na galáxia do Cata-Vento e originou uma supernova. A luz chegou agora à Terra e será visível com binóculos nas próximas semanas no hemisfério norte.

Foto
A supernova surgiu na galáxia do Cata-Vento, visível a partir do hemisfério Norte e a 21 milhões de anos-luz da Terra Canada-France-Hawaii Telescope/J.-C. Cuillandre/Coelum; NOAO Image: G. Jacoby, B. Bohannan, M. Hanna/NOAO/AURA/NSF
Ouça este artigo
--:--
--:--

Quem se voltar para norte esta noite e dirigir os binóculos para o cosmos vai encontrar, não muito longe da Estrela Polar, um ponto luminoso que não estava nas cartas celestes antes da última sexta-feira. Parece uma nova estrela que brotou repentinamente no céu nocturno, nas vizinhanças dos sete astros mais brilhantes da constelação de Ursa Maior. Mas é, na verdade, o resultado da morte de um corpo celeste: uma supernova, a explosão de uma estrela maciça cujo núcleo entrou em colapso há 21 milhões de anos na galáxia do Cata-Vento. É a supernova mais próxima da Terra registada nos últimos nove anos e será visível no hemisfério norte, incluindo em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários