Bill Gates prevê que IA levará ao fim dos motores de busca ou lojas online

Grandes tecnológicas e startups estão na corrida para a criação de uma aplicação de inteligência artificial para uso alargado.

Foto
Bill Gates gostava de ver a empresa que ajudou a criar, a Microsoft, a desenvolver aplicação de IA Reuters/POOL

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, antevê o surgimento num futuro próximo de uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) que mudará completamente o comportamento do utilizador e erradicará ferramentas actualmente populares, como motores de busca ou lojas online.

Segundo o bilionário, este assistente de IA, que ainda não foi desenvolvido, será capaz de entender as necessidades e hábitos de uma pessoa e também acabará com o uso da Internet como a conhecemos.

Na luta pela liderança para criar a melhor ferramenta generativa baseada em IA estão gigantes da tecnologia como a Google, com o Bard, a Microsoft, com o Bing, bem como startups como OpenAI com ChatGPT.

“Nunca mais iremos a um site de pesquisa, nunca mais iremos a um site de produtividade ou à Amazon”, destacou Bill Gates durante um evento da Goldman Sachs e SV Angel, em São Francisco, sobre a IA.

Por isso, “o mais importante é quem ganha um agente pessoal”, acrescentou.

Sobre qual será a empresa a criar esse assistente, Gates realçou que ficaria desapontado se a Microsoft não “interviesse”.

O co-fundador da Microsoft destacou também que está "impressionado" com algumas startups, incluindo a Inflection.AI, co-fundada pelo ex-executivo da DeepMind, Mustafá Suleyman.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários