Federação anula expulsão de Vinícius Júnior. Valência com cinco jogos à “porta fechada”

A federação espanhola decididiu retirar o castigo ao internacional brasileiro, alvo de insultos racistas no último jogo do Real Madrid. Patrocinadores do Valência e da La Liga apoiam jogador.

Foto
Vinicius Junior Reuters/PABLO MORANO

O brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, não será castigado após a expulsão frente ao Valência, em jogo da Liga espanhola, decidiu nesta terça-feira o Comité de Competição da Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O Valência foi ainda punido com cinco jogos de interdição depois dos insultos racistas ao jogador do Real Madrid.

O avançado dos "merengues" foi expulso nos instantes finais do encontro de Valência, por alegadamente ter agredido um adversário, já depois de ter sido alvo de insultos racistas por parte de adeptos presentes no estádio Mestalla.

O organismo da RFEF considera que as provas apresentadas pelo Real Madrid levam a que "a veracidade da acta arbitral" possa ser posta em causa.

O Comité de Competição considera que um castigo "se enquadraria numa permanente e total impunidade, durante a presente época, de diversas acções de agressão física e verbal, por parte de adversários e adeptos, sobre o jogador expulso, perante a passividade das equipas de arbitragem, da RFEF e da Liga".

"A actuação do videoárbitro não pode ser enquadrada em 'erro humano', pois a imagem que mostrou ao árbitro do encontro para avaliar a acção foi totalmente parcial, tendenciosa e determinante para o erro do árbitro", refere o Comité de Competição, que entende que a expulsão "foi injusta", "convertendo o agredido em agressor".

O organismo refere ainda que foram entregues duas actas sucessivas e que apenas na segunda são referidos os insultos racistas recebidos por Vinicius Júnior, ainda assim "manifestamente insuficiente à realidade do que aconteceu", pois apenas refere um adepto a chamar "macaco" ao brasileiro.

O comunicado do Comité de Competição refere que houve insultos à chegada ao estádio e durante vários momentos do encontro, feitos por um grande número de adeptos e não apenas por um, como refere a acta arbitral.

Os insultos sofridos por Vinicius foram condenados por vários sectores, entre os quais o próprio governo brasileiro.

O caso teve ainda impacto junto dos patrocinadores: a Puma e o Santander, patrocinadores de Valência e da La Liga, demonstraram apoio ao gesto de Vinícius Júnior, não se sabendo, ainda, se vão manter o apoio ao clube espanhol na próxima temporada.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários