João Almeida ganha etapa no Giro e sobe a segundo

Primoz Roglic foi o grande derrotado do dia.

Foto
EPA/LUCA ZENNARO
Ouça este artigo
--:--
--:--

João Almeida (UAE) venceu nesta terça-feira a 16.ª etapa da Volta a Itália, na distância de 203km, entre Sabbio Chiese e o Monte Bondone, cortando a meta com o tempo de 5h53m27s​​​. O português ficou à frente de Geraint Thomas (INEOS) e subiu ao segundo lugar da classificação geral, a 18 segundos, precisamente, de Thomas. No terceiro lugar da tirada ficou o esloveno Primoz Roglic (Jumbo) a 25 segundos do português, sendo igualmente terceiro na geral, a 29s do novo camisola rosa.

João Almeida é assim o terceiro ciclista português a vencer uma etapa no Giro, depois de Rúben Guerreiro, em 2020, e Acácio da Silva, em 1985.

"Estou superfeliz, é um sonho tornado realidade. Após quatro anos a estar tão perto e tão longe, finalmente consegui vencer. Estou superfeliz e sem palavras para o descrever”, disse no final da tirada o ciclista português de 24 anos.

“A equipa foi fantástica, fizeram um grande trabalho como sempre. Foi um dia muito difícil, com muito sobe e desce difícil para as pernas. No fim, sentia-me bem e arrisquei. Se não tentas, nunca descobres. Tentei e consegui, estou muito feliz e agradecido à equipa, família, namorada e a todos os que acreditam em mim”, acrescentou o português.

O ciclista português partiu para a tirada na quarta posição da classificação geral, a 1m30s do líder, o francês Bruno Armirail (Groupama) e tinha à sua frente na classificação geral o galês Geraint Thomas (INEOS) - segundo, a 22 segundos - e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro, a 20 segundos.

A seis quilómetros da meta Almeida atacou. Primeiro sozinho e depois com Thomas a juntar-se-lhe, com ambos a conseguirem deixar para trás Roglic.

Com o triunfo desta terça-feira, João Almeida consegue uma margem de 2m41s para o quarto classificado, o que garante uma margem folgada para o ciclista português na luta por um lugar no pódio da corrida se conseguir chegar a domingo.

Almeida destacou-se na edição de 2020, em que acabou em quarto lugar, tendo liderado a prova durante 15 dias. No ano seguinte foi sexto. No ano passado abandonou por covid-19, embora, por várias vezes, tivesse estado perto da vitória em etapas, que só chegou nesta terça-feira.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários