Georgi Gospodinov vence o International Booker Prize 2023 com Time Shelter

É o primeiro autor búlgaro a vencer o prémio literário, com Time Shelter, o seu quarto livro traduzido para inglês.

Foto
O livro Time Shelter explora o alzheimer assim como a obsessão do ser humano com o passado EPA/TOLGA AKMEN
Ouça este artigo
--:--
--:--

O International Booker Prize de 2023 foi para o búlgaro Georgi Gospodinov com o romance Time Shelter. O anúncio foi feito pela presidente do júri, a escritora franco-marroquina Leïla Slimani, numa cerimónia em Londres, esta terça-feira.

A obra ficciona uma "clínica do passado" que oferece um tratamento inovador para pacientes de Alzheimer. Em cada piso, uma década é retratada com todos os ínfimos detalhes para permitir aos utentes partirem numa espécie de viagem no tempo. No entanto, prontamente pessoas que não estão doentes utilizam a clínica para escapar à vida real no presente.

"O nosso vencedor é um romance brilhante, cheio de ironia e melancolia. É um trabalho profundo que lida com uma questão muito contemporânea: o que nos acontece quando as nossas memórias desaparecem?", escreveu, no site do Booker, a presidente do júri.

O autor de 55 anos divide o prémio, no valor de 50 mil libras (57.630 euros), com a tradutora do livro, Angela Rodel.

Na sequência do anúncio do prémio, a editora Relógio D'Água anunciou entretanto que tanto Time Shelter quanto outra obra do autor, The Physics of Sorrow, serão brevemente publicados em Portugal.

A shortlist de romances nomeados incluía as obras Still Born, de Guadalupe Nettel; Standing Heavy, de GauZ'; The Gospel According to the New World, de Maryse Condé; e Whale de Cheon Myeong-kwan e Boulder, de Eva Baltasar.

As obras nomeadas foram escolhidas de uma longlist inicial que incluía 13 obras, em 12 línguas.

Além de Leïla Slimani, do grupo de jurados fizeram parte também o tradutor Uilleam Blacker, o escritor Tan Twan Eng, o editor literário do Financial Times, Frederick Studemann, e a crítica Parul Sehgal.

Georgi Gospodinov nasceu na cidade búlgara de Yambol, em 1968. Antes de se dedicar à prosa, escreveu poesia. Time Shelter venceu também o prémio Strega e chegou ao topo das tabelas de vendas na Bulgária.

O International Booker Prize é um dos mais prestigiados prémios literários para obras traduzidas para inglês.

Texto actualizado a 24/05 com indicação da publicação de duas obras do autor galardoado em Portugal

Sugerir correcção
Ler 1 comentários