Projecto português para prever e reverter a obesidade ganha 9,5 milhões de euros

Investigação liderada pela Universidade de Coimbra junta oito países europeus na criação de uma ferramenta para prever o risco de ter obesidade. Mais: cientistas querem actuar e reverter a doença.

Foto
Estimativa recente aponta que, em 2035, 39% da população portuguesa será obesa FINBARR O'REILLY/REUTERS
Ouça este artigo
--:--
--:--

Mais do que prevenir a obesidade, o intuito é prever o risco de vir a desenvolver esta doença e intervir directamente nas famílias – onde estão os centros de decisão sobre a alimentação. Há dias lia-se que praticamente metade da população nacional teria excesso de peso: “Obesidade atingirá 39% dos portugueses adultos em 2035.” Há consequências notórias para a saúde e para a sobrecarga dos cuidados de saúde e é isso que um projecto europeu, liderado pela Universidade de Coimbra, quer evitar: são 9,5 milhões de euros atribuídos pelo programa Horizonte Europa, da Comissão Europeia, para prever o risco de alguém ter obesidade e intervir para alterar essa tendência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar