WhatsApp vai permitir editar mensagens depois de enviadas

Equipa responsável pela aplicação anunciou esta segunda-feira que a funcionalidade ficará disponível “nas próximas semanas”. As edições só vão poder ser feitas até 15 minutos depois do envio.

Foto
Em aplicações concorrentes como o Telgram e o Signal, a função já estava disponível Reuters/Dado Ruvic

No WhatsApp, as mensagens enviadas só para corrigir erros ortográficos de mensagens anteriores ou para dizer "afinal, mudei de ideias" têm os dias contados. Esta segunda-feira, a equipa responsável pela aplicação de mensagens da Meta anunciou a inclusão da funcionalidade de editar mensagens já enviadas no WhatsApp. No entanto, o utilizador só o poderá fazer nos 15 minutos seguintes ao envio.

Quando a funcionalidade ficar disponível, bastará premir continuamente a mensagem que se quiser editar e seleccionar o botão "editar" do menu em cascata que aparece. Todas as mensagens que forem editadas vão ser assinaladas com a palavra "editada". O histórico de edição não poderá ser consultado, estando, como todas as mensagens, ficheiros e chamadas na aplicação, protegido pela encriptação ponto a ponto.

No seu perfil de Facebook, o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, colocou uma publicação na qual editava uma mensagem de Whatsapp de "Beast of luck" (inglês para "besta das sortes") para "Best of luck", em português, "melhor das sortes". Um erro aparentemente propositado para sublinhar a conveniência da possibilidade de editar mensagens.

Outras aplicações de mensagens como o Telegram e o Signal já permitem que os utilizadores editem as suas mensagens. O Twitter, no ano passado, permitiu a um grupo restrito de pessoas experimentarem a opção de editar tweets.

Na publicação feita pela equipa do WhatsApp, não foi esclarecido quando é que a funcionalidade fica disponível. Só se sabe que será implementada em simultâneo para todos os utilizadores do mundo, "nas próximas semanas".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários