Depois do empate do Benfica em Alvalade, como ficam as contas do título?

“Águias” dependem inteiramente de si para ganharem título. Em condições normais, empate frente ao Santa Clara será suficiente.

Foto
FC Porto e Benfica lutam pelo título até à última jornada Reuters/PEDRO NUNES
Ouça este artigo
00:00
01:32

O Benfica empatou, este domingo, frente ao Sporting, naquele que poderia ter sido o jogo do título. As decisões ficam agora para a derradeira jornada. Quais são os cenários para o final do campeonato?

Se não ocorrer uma goleada histórica do FC Porto frente ao V. Guimarães, o Benfica precisará apenas de um empate frente ao já despromovido Santa Clara para segurar o título. As "águias" estão dois pontos à frente dos "dragões" e têm mais 11 golos do que os rivais, no saldo que resulta da diferença entre golos marcados e sofridos. Visto que o confronto directo não serve de desempate (ambos venceram um jogo contra o outro por um golo de diferença), será este o critério de desempate.

Ou seja, se o FC Porto não vencer por 11 golos de diferença, um empate será suficiente para as "águias" conquistarem o título.

Uma vitória do Benfica arruma as contas do título e a discussão. O cenário é, na teoria, bastante acessível para os homens comandados por Roger Schmidt: um jogo em casa, frente ao último classificado do campeonato já sem esperança de manutenção.

Em caso de derrota dos portistas ou empate, o Benfica festeja automaticamente o título. O FC Porto recebe o V. Guimarães no Dragão para encerrar o campeonato.

Notícia alterada. Correcção ao número de golos que o FC Porto precisa de marcar para ser campeão em caso de empate do Benfica. Onze golos serão suficientes, mas isso também ficará dependente do número de golos marcados/sofridos pelo clube da Luz.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários