FC Porto-Celtic, 2003: a primeira final de Mourinho

José Mourinho chegou ao FC Porto a meio da época 2001-02 e prometeu o título para a época seguinte. Cumpriu. De caminho, levou os “dragões” à conquista da Taça UEFA.

Foto
José Mourinho antes da final da Taça UEFA, em 2003 Reuters/REUTERS/JOSE MANUEL RIBEIRO
Ouça este artigo
--:--
--:--

Na quinta-feira, com apenas um remate em toda a partida e a paupérrima percentagem de 67% de passes certos, a Roma garantiu um empate a zero que a coloca na final da Liga Europa. “Tão maravilhosamente Mourinho”, comentou Gary Lineker no Twitter, ilustrando com as estatísticas da partida. Defensivo? Pragmático? Astuto? Genial? A José já lhe chamaram tudo. O que ninguém nega é que carrega consigo os genes do sucesso. Esta será a segunda final europeia consecutiva da Roma, depois da vitória na Liga Conferência em 2022. E a sexta de José Mourinho, que ganhou todas as outras cinco. Uma história que começa em Sevilha, no ano de 2003.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar