Quem faz mais tarefas em casa? Espanha vai lançar uma app para descobrir

A aplicação será gratuita e vai estar disponível em Setembro. O objectivo é controlar o tempo que cada pessoa gasta a fazer determinada tarefa.

Foto
Quem faz mais tarefas em casa? Espanha vai lançar uma app para descobrir Edgar Castrejon/Unsplash
Ouça este artigo
--:--
--:--

Ainda são as mulheres que fazem mais tarefas domésticas? Em Espanha, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística do país indicam que sim: esta é a realidade de 45,9% das inquiridas. Para tirar a história a limpo — e possivelmente confirmar os resultados — o Governo vai lançar uma aplicação para monitorizar a divisão dos trabalhos domésticos, escreve a CNN.

A novidade foi anunciada na terça-feira por Ángela Rodríguez, secretária de Estado para a Igualdade e Contra a Violência de Género, que destacou ainda o facto de a app, lançada pelo Ministério da Igualdade, poder ser utilizada tanto por famílias como por colegas de casa.

Segundo a secretária de Estado, a aplicação que será “muito simples", intuitiva e gratuita e, escreve a agência Europa Press, pode ser utilizada já a partir de Setembro. O objectivo é controlar o tempo que homens e mulheres gastam em cada tarefa doméstica, incluindo as menos visíveis como planear refeições.

“O que a investigação nos diz é que as mulheres gastam muito mais tempo com as tarefas domésticas do que os homens”, declarou, numa reunião do Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial.

Para Ángela Rodríguez, todos os afazeres de casa entram na categoria de trabalhos domésticos e isso vai reflectir-se na forma como a aplicação está pensada. Isto quer dizer que o dispositivo não vai apenas contar o tempo que a pessoa demora a limpar a cozinha depois das refeições, mas também o tempo que demorou a comprar alimentos e produtos de limpeza, assim como o tempo que despendeu para preparar o almoço ou jantar.

“Talvez o que realmente ofenda todos aqueles que se sentem ofendidos pela aplicação da divisão das tarefas domésticas seja a possibilidade de terem de começar a assumir a sua parte em casa. As feministas já o dizem há anos: Manolo, Manolito, o jantar fica por tua conta”, escreveu no Twitter.

O Ministério da Igualdade acrescenta que a app "vem trazer à tona" que "muitas tarefas que causam sobrecarga mental e outras que não estão [directamente] relacionadas com a casa, como cuidar dos filhos" ainda ficam a cargo das mulheres, escreve a Euronews.

A aplicação faz parte de um plano sobre questões de género defendido pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em 2018, aquando da tomada de posse.

Ángela Rodríguez é uma das figuras do Governo espnahol mais activas em temas relacionados com o feminismo e direitos das mulheres. Na semana passada, numa outra publicação nas redes sociais, a secretária criticou o facto de, numa corrida para mulheres, o prémio ter sido um robot de cozinha.

Sugerir correcção
Comentar