Nadadores-salvadores brasileiros vigiam praias do Algarve. “Temos de ter o olho bem aberto”

Albufeira, pela primeira vez, abriu cinco praias durante o período de Inverno. A iniciativa veio para ficar. Com ou sem sol, Verão é quando o turista quiser.

Foto
É grande afluência de nadadores salvadores do Brasil e Argentina à procura de trabalho nas praias do Algarve Duarte Drago
Ouça este artigo
--:--
--:--

Jovens brasileiros e argentinos estão a colmatar a falta de portugueses nas acções de vigilância das praias algarvias. “O mesmo idioma facilita a aproximação”, diz Guilherme Cardoso, vindo da praia do Imbé, no Rio Grande do Sul. De resto, a maioria da equipa dos 16 vigilantes da praia da Rocha (Portimão) é de nacionalidade brasileira. “Aqui, já conheço bastante gente”, diz o jovem de 26 anos, de olho suspenso no ambiente que o rodeia: corpos de pele branca a espreguiçar ao sol. A abertura oficial da época balnear arranca esta segunda-feira. De agora em diante, até ao mês de Agosto, altura em que o país fica à beira-mar ancorado, crescem as marés vivas de gente rumo ao Sul.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar