Erdogan parte em vantagem para uma inédita segunda volta na Turquia

As sondagens colocavam-no em desvantagem e as análises apresentavam-no como fragilizado. Afinal, a Turquia ainda não parece pronta para um futuro sem ele. A segunda volta é daqui a duas semanas.

Foto
Erdogan agradeceu aos apoiantes a vitória, ainda antes dos resultados finais Necati Savas/EPA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Recep Tayyip Erdogan continua a ser o único Presidente da Turquia eleito por voto popular e é muito provável que assim se mantenha. Contrariando o que indicavam a maioria das sondagens e a expectativa da oposição (e da esmagadora maioria dos académicos e analistas), venceu a primeira volta das eleições presidenciais de domingo, com 49,51%, e guiou a aliança liderada pelo seu AKP na conquista de mais uma maioria absoluta na Grande Assembleia Nacional. É verdade que terá de disputar um desempate, no dia 28 de Maio, mas parte para a segunda metade da corrida com tudo a seu favor.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar