Perca ou ganhe Erdogan, a Turquia que foi não volta a ser

Os turcos vão votar para decidir o futuro do seu país e a possibilidade de a república centenária se tornar “uma ditadura total”. Desta vez, está mesmo tudo em aberto.

Foto
Erdogan garantiu em campanha que se perder as turcas voltarão a ser proibidas de entrar nas universidades com hijab DYLAN MARTINEZ/Reuters
Ouça este artigo
--:--
--:--

Um quer “fortalecer a liderança do país” no mundo e guiá-lo na entrada para o novo século, a que chama “o século da Turquia”. O outro promete resgatar o país das mãos do primeiro, devolvê-lo aos turcos e “consertar a Turquia”, “restaurando” o seu caminho democrático. Tanto o Presidente Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, como Kemal Kiliçdaroglu, líder do principal partido da oposição e candidato presidencial de uma coligação de seis partidos, acreditam na vitória. As eleições descritas por muitos analistas como “as mais decisivas da história da Turquia” são este domingo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários