Eurovisão: Zelensky impedido de participar na final com mensagem de vídeo

A organização diz que a participação do presidente da Ucrânia “violaria as regras do evento”, dado a sua “natureza apolítica”. A final acontece este sábado, em Liverpool.

Foto
Volodymyr Zelensky EPA/STEPAN FRANKO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não poderá participar através de uma mensagem de vídeo na final da 67.ª Eurovisão da Canção, que acontece este sábado em Liverpool, Inglaterra, divulgou esta quinta-feira a organização.

"O pedido de Zelensky para se dirigir ao público do Festival Eurovisão da Canção, embora feito com intenções louváveis, infelizmente não pode ser atendido, pois violaria as regras do evento", sublinhou a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que organiza o concurso.

"Um dos pilares da competição é a natureza apolítica do evento. Este princípio proíbe declarações políticas, ou similares, durante a competição", acrescentou a organização, citada pela agência France-Presse (AFP).

No ano passado, a Ucrânia foi a vencedora da Eurovisão com Stefania, da Kalush Orchestra. Deveria, por isso, acolher este ano o concurso, mas a guerra que assola o país acabou por levar a organização a decidir que o país anfitrião seria Inglaterra, a segunda classificada.

A vitória da Ucrânia deveu-se essencialmente à votação popular. O país, que tinha sido invadido pela Rússia meses antes, obteve um total de 631 votos, 439 deles dados pelo voto do público.

A competição final deste ano, que contará com a participação de 26 países, incluirá uma homenagem à Ucrânia, com a presença de onze artistas ucranianos em palco, incluindo a Kalush Orchestra, realçou a EBU. Além disso, os videoclipes transmitidos durante a noite mostrarão diferentes lugares da Ucrânia.

Liverpool inaugurou ainda um monumento "símbolo de esperança" para a Ucrânia: uma estátua de alumínio de um homem a segurar um livro do qual escapa uma pomba com uma bandeira ucraniana. Já a Rússia foi excluída da competição, tal como na edição de 2022.

A final do Festival Eurovisão da Canção será exibida em directo na RTP1, às 20h de Lisboa, e Portugal estará representado por Mimicat, com a canção Ai Coração, seleccionada na primeira semifinal.

Esta quinta-feira, as canções de Albânia, Arménia, Austrália, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Estónia, Lituânia e Polónia foram as últimas dez finalistas escolhidas.

Este ano, participam 37 países na Eurovisão, mas à final só chegam 26: os dez escolhidos esta quinta-feira, os dez que foram seleccionados na terça-feira, na primeira semifinal, os chamados "Big Five" (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e a Ucrânia, por ter vencido no ano passado.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários