Estrela Grande Trail volta a contar com prova de 85 quilómetros

Tendo como base Manteigas, o evento realiza-se neste fim-de-semana e pontuará para o Circuito Nacional de Trail Ultra da Associação de Trail Running de Portugal.

Foto
A prova terá como palco a Serra da Estrela
Ouça este artigo
--:--
--:--

O Estrela Grande Trail, competição que integra o Circuito Nacional de Trail Ultra da Associação de Trail Running de Portugal, será realizado sábado e domingo, e contará este ano com a reintegração da prova de 85 quilómetros, com 5000 metros de desnível.

Num evento que procura aliar a competição ao turismo activo e de natureza, a vertente desportiva terá o seu arranque ao início da manhã de sábado em Manteigas, com a partida para o Estrela Grande Trail, prova onde os atletas terão o tempo limite de 20 horas para cumprirem os 85 quilómetros.

Duas horas mais tarde, será a vez de arrancarem os participantes no Estrela Orion Belt, onde os 49 quilómetros, com 2500 metros de desnível positivo, terão de ser finalizados ao fim de dez horas.

Para domingo, tendo sempre Manteigas como partida, ficam reservadas as provas Estrela Taurus (início 8h30 e 26 quilómetros com 1300 metros de desnível positivo) e Estrela Ursa Minor (partida às 9h00 e 15 quilómetros, com 800 metros de desnível positivo). Para além destas duas distâncias, terá lugar ainda a Caminhada Estrela Geopark (8 quilómetros), o Estrela Trail Kids e Estrela Solidário.

Armando Teixeira, da organização do trail, explica que o Estrela Grande Trail pretende que nos dois dias haja uma aliança entre “o desafio de competir no Parque Natural da serra da Estrela" e o "de se superar numa das distâncias disponíveis”, isto numa “das regiões que mais tem para oferecer em termos de turismo activo e desportivo”.

Este ano, o evento contará com um reforço na programação, no sentido de proporcionar mais actividades em família, destacando-se a parceria com o projecto Lãnd Week, que arranca no domingo, precisamente no dia em que termina o Estrela Grande Trail.

“Para nós faz todo o sentido aliarmo-nos a um projecto desta natureza, que, tal como Estrela Grande Trail, cumpre o propósito da valorização da serra da Estrela, dos seus recursos, promovendo a região e promovendo a sua sustentabilidade”, explica Armando Teixeira.

Sugerir correcção
Comentar