Um chatbot para tudo (e todos). O que está por detrás da explosão de bots com IA?

As ferramentas de inteligência artificial generativa parecem estar ao alcance de todos. O PÚBLICO falou com especialistas de tecnologia e marketing e sobre os novos chatbots.

Foto
Tradicionalmente, era preciso um enorme poder computacional e acesso a dados para treinar grandes modelos de linguagem Getty/Jasmin Merdan
Ouça este artigo
--:--
--:--

As manchetes sobre chatbots e “inteligência artificial generativa” não param desde o lançamento do ChatGPT, em Novembro, e cada vez mais empresas anunciam ferramentas capazes de responder a perguntas, desenhar, manipular imagens e analisar dados e programar no lugar de humanos. A Microsoft tem o Bing, a Baidu usa o Ernie e a Google está a testar o Bard. Até a rede social Snapchat criou um chatbot para falar com adolescentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários