TAP: ex-adjunto do ministro João Galamba oficialmente exonerado 15 dias depois

Frederico Pinheiro foi exonerado “por ter adoptado comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício de funções de adjunto de um gabinete ministerial”.

Foto
João Galamba, ministro das Infra-Estruturas, exonerou oficialmente o seu adjunto LUSA/MIGUEL A. LOPES

A exoneração do adjunto do ministro das Infra-Estruturas Frederico Pinheiro, por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes às suas funções", foi nesta quarta-feira publicada em Diário da República (DR), 15 dias depois de ter recebido o telefonema do ministro em que lhe anunciou a demissão.

De acordo com o despacho assinado por João Galamba, Frederico Pinheiro foi exonerado "por ter adoptado comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício de funções de adjunto de um gabinete ministerial".

Frederico Pinheiro foi exonerado por telefone em 26 de Abril, por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades" inerentes ao exercício das funções, segundo disse na altura fonte oficial do ministério à Lusa.

Frederico Pinheiro é visado na troca de informações divulgada na comunicação social sobre a polémica na TAP. O adjunto acusou o Ministério das Infra-Estruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito sobre a "reunião preparatória" com a ex-presidente executiva (CEO).

O caso envolveu denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infra-Estruturas e furto de um computador portátil, já depois de ter sido demitido, e a polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do SIS na recuperação desse computador.

Em 2 de Maio, João Galamba apresentou a demissão ao primeiro-ministro "em prol da necessária tranquilidade institucional", mas António Costa não a aceitou. Este episódio gerou uma divergência pública entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, em torno da manutenção no Governo do ministro das Infra-Estruturas, João Galamba.

Segundo o jornal Expresso, Frederico Pinheiro irá agora integrar a equipa de informação da RDP África da RTP.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários