Rodeo. Maria-rapaz contra o mundo

Entre o policial e o realismo social, Lola Quivoron procura um equilíbrio que nem sempre consegue encontrar.

ipsilon-papel,cultura,ipsilon,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Rodeo é apenas um bom primeiro esforço
ipsilon-papel,cultura,ipsilon,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
ipsilon-papel,cultura,ipsilon,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Rodeo é apenas um bom primeiro esforço
ipsilon-papel,cultura,ipsilon,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Rodeo é apenas um bom primeiro esforço
,Festival de Cinema de Cannes 2022
Fotogaleria
Rodeo é apenas um bom primeiro esforço
Ouça este artigo
--:--
--:--

Existem dois filmes na estreia no formato longo da francesa Lola Quivoron, que de início até nem se encaixam mal: uma história de pequena criminalidade ambientada no mundo das motocicletas e dos rodeos de acrobacias ilegais; e um retrato de maria-rapaz obcecada pelas duas rodas e em luta contra o mundo, dobrado de denúncia social-realista de uma sociedade patriarcal onde a agência é vedada às mulheres. O primeiro é o mais interessante, devido ao modo habilmente cinético como Quivoron filma as descargas de adrenalina da tribo a que Julia quer desesperadamente pertencer a todo o custo; o segundo peca por estar demasiado próximo da matriz Dardenne (nem falta a câmara à mão atrás da sua personagem).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar