Nesta corrida de mulheres em Espanha o prémio foi… um robot de cozinha

Nem toda a gente gostou do presente: nas redes sociais, há quem considere o prémio sexista. “Se conseguirem [o primeiro lugar], tornam-se donas de casa e, se não, pelo menos perdem peso.”

Foto
Corrida para mulheres em Espanha oferece robot de cozinha a vencedora DAP/Twitter
Ouça este artigo
--:--
--:--

Uma corrida de mulheres — que calhou no Dia da Mãe, que se assinalou no último domingo — em Madrid está a gerar indignação nas redes sociais depois de a vencedora ter recebido como prémio um processador de alimentos.

A Carrera de la Mujer (ou "Corrida da Mulher", em português), que acontece em Espanha há 19 anos, contou com 32 mil inscritas no domingo. O prémio passou despercebido para muitos, mas não para a secretária de Estado espanhola para a Igualdade e Contra a Violência de Género, Ángela Rodríguez, que destacou a escolha no Twitter e o facto de as restantes participantes terem recebido produtos com 0% de gordura.

“Se conseguirem [o primeiro lugar], tornam-se donas de casa e, se não conseguirem, pelo menos perdem peso”, escreveu, acrescentando que é preciso lutar contra o machismo.

Ivana Zagorac, que correu sete quilómetros em 24 minutos e 7 segundos, foi a premiada com o processador, escreve o jornal El Mundo.

Em comunicado, a organização pede desculpa pela polémica, mas destaca que o robot de cozinha não era “o prémio”, mas sim “um presente” oferecido pelos patrocinadores da prova. O prémio era o troféu.

“Pedimos desculpa se alguma mulher se sentiu ofendida, mas consideramos que não é um produto sexista e é ideal para qualquer atleta que queira melhorar os seus hábitos alimentares", lê-se no comunicado publicado no Twitter.

A par disto, destacam os organizadores, “com este produto, homens e mulheres podem cozinhar alimentos de origem vegetal em menos tempo e de forma mais simples”.

A Carrera de la Mujer incentiva um estilo de vida saudável, apoia a luta contra o cancro e as vítimas de violência doméstica.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários