Preço médio semanal da ERSE desce 3% para gasolina e 3,6% para gasóleo

A evolução teve em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -6,9% e do gasóleo simples em -7,9%, revelou o regulador da energia.

Foto
A ERSE publica semanalmente um preço médio dos combustíveis que inclui componentes como as cotações internacionais, custos de transporte e armazenagem LUSA/LUÍS FORRA

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desceu, face à semana passada, em 3% para a gasolina e 3,6% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira.

Esta evolução teve em conta "a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -6,9% e do gasóleo simples em -7,9%".

A ERSE revelou ainda, no relatório semanal de supervisão dos preços de venda ao público dos combustíveis, que para a semana de 8 a 14 de Maio o preço eficiente antes de impostos "é de 0,810 euros/l [por litro] para a gasolina 95 simples e de 0,776 euros/l para o gasóleo simples", sendo que após impostos, o preço eficiente "fica nos 1,652 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,451 euros/l para o gasóleo simples".

Em relação à semana anterior, a ERSE indicou que "a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 0,9 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,3 cent/l acima no caso do gasóleo simples".

"Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,5% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,5% acima", acrescentou.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários factores: "[Os] preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respectivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respectivos."

A ERSE revelou ainda que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -2,7% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,9%".

Em termos absolutos, referiu ainda, "estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -4,7 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -5,6 cent/l abaixo, dos respectivos preços eficientes".

Sugerir correcção
Comentar