Paulina Chiziane e o desejo de que “a língua portuguesa fosse realmente de todos”

A escritora moçambicana recebeu o diploma do Prémio Camões de 2021 esta tarde em Lisboa, pelas mãos do primeiro-ministro e do embaixador do Brasil. Defendeu uma descolonização da língua portuguesa.

Foto
Entrega do Prémio Camões à escritora moçambicana Paulina Chiziane por António Costa e o embaixador do Brasil em Portugal Daniel Rocha
Ouça este artigo
--:--
--:--

“A língua portuguesa para ser nossa, definitivamente nossa, precisa de um tratamento, de uma limpeza, de uma descolonização", defendeu no seu discurso de agradecimento a escritora moçambicana Paulina Chiziane, numa das cerimónias mais emotivas e simbólicas, de todas aquelas a que já pudemos assistir, de entrega do Prémio Camões. “Este prémio, para mim, mostra que é chegada a hora de construir um mundo de harmonia e paz”, acrescentou a premiada em 2021 com aquele que é o mais importante prémio atribuído ao conjunto de uma obra em língua portuguesa, defendendo uma língua portuguesa de todos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários