Corrida pela sucessão de Costa “está no terreno” e “não é alheia ao que se passou nas Infra-estruturas”

“Não faz sentido” discutir a sucessão de Costa agora, mas Vieira da Silva reconhece que corrida “está no terreno há anos”. E liga as polémicas que envolveram Pedro Nuno aos problemas da governação.

Foto
Ex-ministro socialista Vieira da Silva em entrevista ao PÚBLICO e à Renascença MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
--:--
--:--

Em entrevista ao programa Hora da Verdade, do PÚBLICO e Rádio Renascença, José António Vieira da Silva considera extemporâneo falar de sucessão de António Costa nesta altura e diz ser "impensável" que o regresso de Pedro Nuno Santos como deputado possa contaminar a vida do PS e do Governo.

A TAP, as polémicas, a crise política, o fantasma de eleições antecipadas, a saída de Pedro Nuno Santos do Governo: o PS começa a reunir todos os ingredientes para abrir uma guerra pela sucessão na liderança do partido?
Vamos falar com toda a clareza e franqueza: essa questão da sucessão está no terreno há anos, assumida. E todos sabemos quem são os protagonistas. Mas estar agora a discutir quem vai suceder a António Costa, que já disse pretender governar até 2026, não faz sentido nenhum. E que só pode criar problemas, como aliás criou. Não acho que a emergência dessa questão seja alheia ao que se passou no Ministério das Infra-estruturas.

Considera que Pedro Nuno Santos e a sua actuação influenciou estes problemas?
Pedro Nuno Santos já apresentou a demissão, está a fazer um período sabático, quando regressar em Setembro será muito bem-vindo ao Parlamento. Agora o papel dele no Ministério das Infra-estruturas…

A guerra pela sucessão já começou.
Eu não lhe chamaria guerra. Corrida, sim.

Pedro Nuno Santos está mais fragilizado.
Isso parece-me que qualquer observador atento [concorda]… apesar de haver uma certa tentativa…

Até 2026, ainda dá para esquecer algumas coisas que fez.
Não são muitos os políticos que conseguem fazer mudanças.

Foto
Vieira da Silva, antigo ministro de governos do PS MATILDE FIESCHI

Não está queimado para uma futura liderança do PS?
Quando digo que acho que é completamente extemporâneo estar a falar nisso… Agora vou dizer que está queimado? O que eu disse foi que a colocação desse plano, mesmo dentro do PS de uma forma extemporânea, não ajudou o PS nem ajudou à governabilidade do país. Não digo que seja a questão fundamental. Pessoalmente, faço essa leitura.

Para si é líquido que, depois de 2026, António Costa não quer voltar a ser líder?
Não faço mesmo ideia nenhuma. António Costa é uma pessoa especial, que tem uma capacidade política e uma sensibilidade política muito grandes. Ele fará as suas avaliações. Seria um facto um pouco original na nossa democracia.

A TAP fez cair Pedro Nuno Santos; já está a afectar o ministro das Finanças, Fernando Medina; e a apanhar Ana Catarina Mendes. Os eventuais ou potenciais sucessores de António Costa estão a ser queimados?
Eu percebo a questão, só que não vou contradizer o que disse há pouco porque não sou capaz, a esta distância, de avaliar, previsivelmente em 2026, qual será o futuro do PS.

O que é importante é que, mais do que pessoas, se discutam as opções estratégicas e o posicionamento político no quadro do partido que em Portugal representa a grande família socialista e social-democrata europeia. A história dos partidos mostra que às vezes o lançamento precipitado de candidaturas até pode parecer que vai resultar, mas não é normalmente uma [certeza].

O regresso de Pedro Nuno Santos em Setembro pode contaminar a vida do Governo e do PS?
Não creio que isso aconteça. Seria muito desagradável que acontecesse. Acho que o conheço relativamente bem, foi meu colega no Governo; seria uma coisa impensável que houvesse qualquer coisa. Regressa ao Parlamento, onde já esteve várias vezes; será decerto um excelente deputado. Tudo o mais são especulações que não me parecem justificadas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários