Uma formação à medida dos líderes do futuro
Formar líderes que respondam com excelência e integridade aos desafios de uma realidade altamente volátil é a missão da AESE Business School, que prepara executivos desde 1980.
Revolução digital, globalização, novas formas de trabalho e alteração da estrutura populacional são apenas alguns dos desafios de hoje.
Liderar na incerteza constante requer características especiais do profissional do futuro. Além da humildade para aceitar que não se é dono de todas as respostas e, a partir daí, estar disponível para aprender com os outros, os líderes devem responder com integridade e ética aos desafios com que se deparam. Isto para aqueles que querem para si “uma liderança de rasgo, com visão estratégica na tomada de decisões”. Quem o diz é José Fonseca Pires, director da AESE Business School.
“Os líderes de futuro requerem actualização em múltiplas literacias – financeira, analítica, tecnológica, estratégica, entre outras – mas, incontornavelmente, necessitam de ser peritos em humanidade, por forma a melhor entender o mundo, a razão de ser das situações e fragilidades sociais e a equacionar as consequências humanas de cada decisão”, afirma.
A arte de gerir a incerteza é uma das características diferenciadoras desta escola de negócios onde o Método do Caso, criado pela Harvard Business School, é a base do processo formativo: ao colocar os alunos perante conflitos empresariais semelhantes ao que encontram no seu dia-a-dia, os executivos são incentivados a assumir o papel de decisores.
“A originalidade do ensino da AESE reflecte-se na perspectiva de direcção geral, que engloba uma visão holística do negócio e da empresa, um ensino rigoroso, relevante e de âmbito internacional”, diz José Fonseca Pires.
Desta experiência resultam profissionais que demonstram “uma capacidade de liderança diferenciada, sendo exemplos de progressão na carreira por mudança de empresa, pela evolução do cargo desempenhado, nomeadamente a nível global, ou pelo lançamento de um projecto de empreendedorismo sustentável e competitivo”, assinala o director da AESE Business School.