Combates prosseguem no Sudão apesar de trégua de 24 horas

Cessar-fogo a pedido dos Estados Unidos foi rapidamente violado por ambas as partes. Combates no país entre facções rivais já fizeram pelo menos 185 mortos.

Foto
Em quatro dias de combates morreram pelo menos 185 pessoas e mais de 1800 ficaram feridas EPA/STRINGER

Um cessar-fogo de 24 horas no Sudão, que entrou em vigor na tarde desta terça-feira, foi rapidamente violado pelas duas facções em combate no país.

Minutos depois da hora de início do cessar-fogo – às 18h locais (17h em Portugal continental) –, as transmissões em directo das televisões continuavam ocupadas com o som de tiros e imagens de aviões a sobrevoar a capital sudanesa, Cartum.

O conflito entre o líder militar do Sudão e o seu n.º 2 começou no sábado, pondo fim a um plano internacional para uma transição democrática no país, quatro anos depois da queda do autocrata islamista Omar al-Bashir e dois anos após um golpe militar.

Segundo as Nações Unidas, os combates provocaram uma catástrofe humanitária no país, causando o colapso do frágil sistema de saúde. Pelo menos 185 pessoas foram mortas desde o início da violência e mais de 1800 ficaram feridas.

De visita ao Japão, nesta terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que falou ao telefone com o líder do Exército sudanês, o general Abdel Fattah al-Burhan, e com o líder das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), o general Mohamed Hamdan Dagalo.

Durante as conversas, Blinken diz ter apelado a um cessar-fogo entre as duas partes, “para permitir que os sudaneses possam juntar-se às suas famílias e receber assistência”.

Mesmo que não haja mais violações do cessar-fogo nas próximas horas, um outro general do Exército sudanês, Shams Al-Din Kabashi, disse ao canal de televisão Al-Arabiya que a paragem nos combates não irá além das 24 horas acordadas.

O general Burhan lidera um conselho que assumiu o poder na sequência da queda de Bashir e do golpe militar de 2021, enquanto Dagalo – conhecido como Hemetti – é o seu adjunto na mesma liderança.

A luta de poder entre ambos pôs em suspenso o plano de transição para uma liderança civil após décadas de autocracia e domínio militar no Sudão, um país situado numa região estratégica entre o Egipto, a Arábia Saudita, a Etiópia e a região do Sahel.

Se não for controlado a tempo, o conflito no Sudão pode alastrar-se para fora do país e atrair forças estrangeiras que apoiam as diferentes facções, podendo mesmo ser palco de uma luta de influência entre a Rússia e os Estados Unidos.

Na noite de segunda-feira, uma caravana com pessoal diplomático dos EUA foi atacada no Sudão, num ataque atribuído a combatentes das RSF.

Horas antes, o embaixador da União Europeia em Cartum, o irlandês Aidan O'Hara, tinha sido agredido na sua residência na capital sudanesa.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Micheál Martin, o embaixador O'Hara "não ficou gravemente ferido" no ataque, que o mesmo responsável classificou como "uma violação grosseira das obrigações internacionais de protecção dos diplomatas".

Numa reacção ao ataque contra uma caravana diplomática dos EUA, o secretário de Estado norte-americano falou em separado com o líder das RSF e com o líder do Exército do Sudão, para lhes dizer que qualquer ataque contra diplomatas dos EUA é "inaceitável".

Sugerir correcção
Comentar