Matt Fitzpatrick conquista o (outro) torneio dos seus sonhos

Inglês bate Jordan Spieth no desempate para vencer RBC Heritage na Carolina do Sul

Foto
Matt Fitzpatrick subiu para oitavo no ranking mundial © PGA Tour

“Acho que já me posso reformar”, riu o inglês Matt Fitzpatrick depois de derrotar Jordan Spieth no play-off do RBC Heritage, torneio de estatuto elevado do PGA Tour que decorreu entre quinta-feira e domingo no Harbour Town Golf Links, em St. Simons Island, na Carolina do Sul. “Este é aquele que eu sempre quis ganhar. [Além dos majors] não há outro mais alto na minha lista e essa é a verdade”, explicou. 

Foi em 2000 que os seus pais, Russel e Sue, estiveram primeiramente em Harbour Town, de férias, acompanhados de Matt, então com 6 anos, e do irmão Alex, com 2. Gostaram tanto que repetiram a experiência várias vezes. O programa predilecto de Matt era jogar no campo onde ontem conquistou a sua segunda vitória no PGA Tour e a primeira desde a do Open dos EUA em Junho do ano passado. 

O inglês de 28 anos bateu Jordan Spieth – que era o detentor do título – no terceiro buraco do desempate por morte-súbita, jogado no buraco 18 (Par 4). Para tal, bateu um ferro 9 a 170 metros deixando a bola “dada” a 30 centímetros da bandeira. O putt de Jordan Spieth, a oito metros, passou ao lado do buraco, como tinham passado os dos dois primeiros buracos do play-off (no 18 e no 17, este um Par 3). 

Fitzpatrick e Spieth tinham terminado as quatro voltas regulamentares no topo com 267 pancadas, 17 abaixo do Par 71. O britânico tinha partido para a última volta a comandar, com a vantagem mínima sobre Patrick Cantlay e com duas à melhor sobre Spieth. Com cinco buracos para jogar, Spieth liderava com duas de vantagem, mas Fitzpatrick igualou-o com birdies nos 15 e 16. Este finalizou com 68, face ao segundo 66 consecutivo de Spieth. 

Patrick Cantlay, também com 68, foi terceiro, a uma pancada de entrar no play-off. E Xander Schauffele fez 66 a fechar subindo quatro posições para quarto, com 269 (-15). Juntos, estes dois defendem o título no torneio desta semana, a pares, o Zurich Classic of New Orleans, no TPC Louisiana. Estão em boa forma e partem em busca dos seus primeiros títulos na temporada de 2022-2023. 

Sahith Theegala, com a melhor volta de domingo, de 65, completou o top-5 empatado com Haydn Buckley, ambos com 270 (-14). O espanhol Jon Rahm, recém-campeão do Masters e n.º 1 mundial, ficou nos 15.ºs, com 273 (-11). O n.º 2 mundial, Scottie Scheffler, seu antecessor na lista dos vencedores do Masters, terminou nos 11.ºs, com 272 (-12). Num torneio com sete dos 10 primeiros do ranking, Rory McIlroy, n.º 3 mundial, foi o grande ausente. 

Com esta vitória, Fitzpatrick facturou um prémio de 3,6 milhões de dólares e subiu de 16.º para 8.º no ranking e de 81.º para 22.º na FedEx Cup. 

Já a partir de quinta-feira, também ele estará no Zurich Classic of New Orleans, emparceirando com o seu irmão Alex, recém-graduado na Universidade de Wake Forest e a dar os seus primeiros passos como profissional no European Challenge Tour.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar