Tenente-coronel dos EUA: “Não me surpreende que Jack Teixeira tenha tido acesso a documentos secretos”

Paul Lushenko analisa o caso do lusodescendente e explica o processo de avaliação para o acesso a informação classificada: “É provável que tenha sido questionado sobre o avô, que vive em Portugal.”

Foto
Jack Teixeira foi ouvido e formalmente acusado num tribunal de Boston Reuters/MARGARET SMALL

Jack Teixeira é um dos nomes mais falados em todo o mundo. O lusodescendente de 21 anos é o principal suspeito da fuga de informação que culminou na divulgação de segredos de Estado norte-americanos na Internet. Integrava a secção de informática na divisão de serviços de informação na Base Otis da Guarda Nacional Aérea, em Cape Cod, e terá roubado documentos com informações classificadas. Paul Lushenko, tenente-coronel no Exército norte-americano e estudante de doutoramento da Universidade de Cornell, analisa o caso em entrevista ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários