Dia da Terra começa a ser comemorado hoje com uma semana de atividades

Acções de limpeza de praias, oficinas sobre reutilização de resíduos ou workshops, há actividades programadas em todo o país.

Foto
Dia da Terra é comemorado a 22 de Abril EPA/Orlando Barría

O Dia Mundial da Terra assinala-se no dia 22, mas começa a ser comemorado já este sábado em Portugal, com centenas de actividades programadas ao longo da semana, desde acções de limpeza de praias até oficinas sobre reutilização de resíduos. Entre actividades educativas, jogos, oficinas e workshops, palestras, acções de limpeza, e exposições, são mais de 150 actividades, promovidas por mais de uma centena de organizações, até dia 23 de Abril para celebrar a Terra.

O programa está disponível na página da Fundação Oceano Azul, que desafiou organizações a planearem actividades no âmbito do Dia Mundial da Terra, sobretudo relacionadas com o tema do oceano. Há actividades para todas as idades, de miúdos a graúdos, e de norte a sul do país organizam-se várias acções de limpeza de praia, margens de rios e até debaixo de água, ao longo dos nove dias.

Numa dessas iniciativas, o desafio é recolher em Portugal mais de um milhão de beatas numa semana e foi lançado pelo activista alemão Andreas Noe, conhecido por "The Trash Traveler", que quer prover a "maior limpeza de beatas do mundo", com o objectivo de sensibilizar a comunidade para as questões climáticas.

A comemoração do Dia da Terra pode ser feita também dentro de água através de aulas de desportos aquáticos, como stand up paddleboarding em Sesimbra, surf na Praia Grande, Sintra, ou mergulho, para crianças e jovens até aos 15 anos. Em terra, há caminhadas e piqueniques com recolha de lixo e dedicados à observação de espécies, e várias oficinas dedicadas à sustentabilidade.

Por exemplo, em Cruz Quebrada, Oeiras, no workshop "I used to be a wetsuit" [eu costumava ser um fato de mergulho] ensina-se a reutilizar o material de fatos de neoprene para fazer outras coisas, e nos Açores será possível aprender a criar cosméticos sem plásticos e a reutilizar resíduos, tema também de outras oficinas, dedicadas às artes, em Torres Vedras e Baleal.

A maioria das actividades é aberta ao público em geral, mas há também iniciativas organizadas por ou para as escolas. Em Lagos, as escolas do 1.º ciclo organizaram um concurso inspirado no famoso "Quem Quer Ser Milionário", mas dedicado à literacia do oceano e a sua preservação, enquanto em outras escolas vão ser expostos trabalhos dos alunos.

O Observatório do Mar tem também um programa alargado de iniciativas para os alunos da região, que vão poder aprender sobre a influência da lua nas marés, ecossistemas vulneráveis do mar, a bioluminescência e a sua função na natureza e a pesca sustentável, sempre através de desafios e jogos.

Sugerir correcção
Comentar