Sonda europeia partiu para Júpiter. É o primeiro de 3006 dias de viagem até lá

À segunda, foi de vez, e a sonda europeia Juice iniciou esta sexta-feira a viagem até ao maior planeta do nosso sistema solar. Missão quer procurar vida nas luas geladas de Júpiter.

A contagem decrescente começa agora: a sonda Juice já está a caminho de Júpiter, naquele que é o primeiro dia de oito anos de viagem até ao gigante gasoso. A alegria chegou mais tarde, mas chegou. Como repetiram engenheiros e responsáveis europeus ao longo destes dias: “Mais vale prevenir do que remediar.” Depois de o mau tempo adiar a primeira tentativa de lançamento na quinta-feira, a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) partiu finalmente esta sexta-feira do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa) com a missão bem definida: procurar vida em Júpiter e nas suas três grandes luas geladas – Calisto, Europa e Ganimedes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários