A Europa prepara-se para a sua primeira viagem até Júpiter à procura de vida

A missão Juice deverá partir esta quinta-feira, sendo das mais aguardadas da Agência Espacial Europeia. A chegada a Júpiter está prevista para 2031 e visa redescobrir o maior planeta do sistema solar.

Júpiter parece ser amor à primeira vista. É um fascínio que existe desde a observação de Júpiter e das primeiras grandes quatro luas deste planeta gasoso por Galileu, em 1610. Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar e as quatro luas vistas por Galileu desdobram-se assim: há vulcões na lua Io e haverá oceanos escondidos por debaixo de uma crosta gelada noutras três luas (Calisto, Europa e Ganimedes). É a estes três últimos satélites naturais de Júpiter que a sonda europeia Juice (acrónimo em inglês de Explorador das Luas Geladas de Júpiter) se lança esta quinta-feira, com local de partida no Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa), numa viagem que durará oito longos anos. A Juice irá orbitar Júpiter e espreitar de perto as suas três luas que terão oceanos escondidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários