Itália facilita expulsão de requerentes de asilo com decreto de estado de emergência

Entre Janeiro e Março morreram pelo menos 441 pessoas a tentar chegar à Europa, o número mais alto em três meses dos últimos seis anos. O número de chegadas a Itália aumentou 300% em relação a 2022.

Foto
Parte de um grupo de 700 pessoas que desembarcaram nesta quarta-feira à tarde na Catânia ORIETTA SCARDINO/EPA

Com a chegada de 900 pessoas à Sicília nas últimas horas, são já mais de 4000 os que desembarcaram em Itália nos últimos quatro dias. Em resposta ao “aumento excepcional do fluxo de migrantes pelas rotas do Mediterrâneo”, o Governo de direita e extrema-direita de Giorgia Meloni declarou o estado de emergência em todo o país durante seis meses. O objectivo é pressionar Bruxelas e, em simultâneo, mostrar ao eleitorado que a coligação no poder está a agir, depois de ter prometido mão dura para travar as chegadas antes das eleições de Setembro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários