Receita de Páscoa: um branco do planalto e bola de carne de Favaios

Em todas as Páscoas são feitas em Favaios centenas de bolas de carne diferentes. Tivesse a Câmara de Alijó sabedoria e interesse e poderia transformar este produto num verdadeiro filão gastronómico.

Foto
Em todas as Páscoas são feitas em Favaios centenas de bolas de carne diferentes. A da "Barriguda" é uma das várias padarias que cozem as bolas preparadas pelas famílias ADRIANO MIRANDA

A vila duriense de Favaios, cercada de vinhas por todos os lados, é conhecida por dois produtos: o pão de trigo de quatro cantos cozido em forno a lenha e o moscatel fortificado. Só isto já era uma grande sorte. Pão e vinho são meio caminho andado para a ideia de felicidade. Mas Favaios tem outra relíquia gastronómica, menos conhecida fora de portas: a bola de carne, também cozida em fornos tradicionais. Quem já provou sabe que não exagero se disser que é uma coisa extraordinária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários