As primeiras 20 horas no inquérito à TAP: dos milhões de euros às interferências políticas

As audições na comissão de inquérito à TAP só agora arrancaram, mas as informações que os deputados já obtiveram mostram deficiências na gestão interna da empresa e pressões do poder político.

parlamento,comissao-inquerito,politica,tap,
Fotogaleria
Alexandra Reis, a ex-administradora que recebeu a indemnização da TAP Nuno Ferreira Santos
Christine Ourmières-Widener
Fotogaleria
Christine Ourmières-Widener, a CEO da TAP que admitiu a existência de pressões políticas Nuno Ferreira Santos
parlamento,comissao-inquerito,politica,tap,
Fotogaleria
António Ferreira dos Santos, inspector-geral de Finanças, autor do relatório que declarou nulo o acordo de saída de Alexandra Reis da TAP LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

As audições na comissão parlamentar de inquérito à TAP começaram na semana passada e até à data foram quatro os protagonistas ouvidos pelos deputados. O desenho final que sairá da investigação está longe de estar concluído – deverão passar pela Assembleia da República cerca de 60 personalidades –, mas as mais de 20 horas que as audições já levam trouxeram à luz do dia dados novos que ajudam a fazer um primeiro esboço. As várias tentativas de interferência política na companhia aérea e uma gestão interna marcada pela atribuição de benefícios a administradores, que acabaram por ver a sua legalidade posta em causa ou que geram dúvidas quanto ao retorno que tiveram para aquela que é uma das maiores empresas do país, foram o pontapé de saída do inquérito à TAP.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários