O bolo borrachão da Toca da Raposa exige silêncio

Desta arca gastronómica no Douro sai um bolo borrachão que nos leva para um arroz-doce açoriano. “Os bolos fazem-se em silêncio.”

Restaurante Toca da Raposa 
Sao Joao da Pesqueira
Maria da graca Gomes
Fotogaleria
"Os ingredientes contam, mas é o silêncio e o amor com que a gente faz as coisas que faz a diferença", diz Graça Gomes José Sérgio
Restaurante Toca da Raposa 
Sao Joao da Pesqueira
Maria da graca Gomes
Fotogaleria
Bolo borrachão da Toca da Raposa José Sérgio

Como a guardiã do sabor desta semana é especial, e como as suas histórias acabam por se meter com a história de quem escreve este texto, é melhor escrevê-lo na primeira pessoa. Se vou Douro e não passo pela Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro, no regresso a Lisboa, pela A24, o mau humor só me passa quando chego a Viseu (e regressa em doses redobradas mas agora por causa desse atalho terceiro-mundista chamado IP3). Não vou à Toca só para comer coisas saborosas e únicas, mas para abraçar a dona Graça Gomes (fundadora da casa em 2010), a filha Rosário e o genro Marius e para ouvir histórias do Douro com comida pelo meio. Todas as vezes que vou à Toca há sempre uma ou outra receita nova sobre a qual dona Graça ou a Rosário dissertam com gosto. Receitas que estão nas memórias delas ou em muitas casas do Douro – do “nosso Douro”, como costumam dizer.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários