Ministro admite alargar aborto voluntário aos cuidados de saúde primários

Manuel Pizarro admitiu essa possibilidade para ultrapassar os casos em que há dificuldade de acesso por causa da distância.

Foto
Ministro da Saúde disse estar a trabalhar para que consulta no Centro de Saúde de Amarante seja retomada Rui Gaudencio

O ministro da Saúde admitiu, esta quarta-feira, a possibilidade de alargar o recurso a interrupção voluntária da gravidez (IVG) aos cuidados de saúde primários, para ultrapassar os casos em que há dificuldade de acesso por causa da distância. Durante a audição no Parlamento, Manuel Pizarro disse ainda estar aberto ao diálogo sobre o enquadramento legal da interrupção voluntária da gravidez, mas alertou para que esta discussão não transforme num insucesso um "caso de sucesso da sociedade e do Serviço Nacional de Saúde".

"Já existiu no norte do país [a IVG], no Centro de Saúde de Amarante, foi interrompida por causa da pandemia e não voltou a ser retomada. Estamos a trabalhar para retomar essa [possibilidade] e para, a partir dessa resposta, organizar a possibilidade noutros locais, (...) nos cuidados de saúde primários, para resolver o problema de uma certa proximidade e de uma certa distância", afirmou Manuel Pizarro.

O ministro, que falava na comissão parlamentar de Saúde, onde foi ouvido a pedido do Bloco de Esquerda, Livre, Iniciativa Liberal e PCP sobre o acesso à interrupção voluntária da gravidez, ressalvou, contudo, que é preciso "respeitar muito a vontade da mulher em relação ao sítio onde quer recorrer a este serviço".

Deu como exemplo a situação nas regiões do Alentejo e do Algarve, em que, independentemente de haver ou não acesso à IVG, as mulheres procuram-no noutras regiões do país. "Provavelmente, as pessoas querem condições de maior privacidade, de maior recato", acrescentou.

O governante defendeu também que é preciso "examinar com cuidado o que é que se passa nas unidades de saúde", afirmando que há situações muito diversas. "Eu posso admitir que numa ou noutra unidade de saúde não haja acesso à IVG, desde que seja claro como é que as mulheres são orientadas para ter acesso simples a IVG através do SNS", disse o ministro, admitindo também que haja hospitais cujos recursos humanos são muito limitados e não consigam ter equipas para realizar este procedimento.

"Não foi isso que me perturbou, o que eu tenho que assegurar é que há um encaminhamento humanizado e pronto para estas circunstâncias, e é o que estamos a fazer, hospital a hospital, tentando perceber que medidas correctivas têm de ser feitas", vincou Manuel Pizarro.

Aberto ao diálogo sobre o enquadramento legal

Quanto ao debate sobre o enquadramento legal, proposto pela deputada do BE Catarina Martins, afirmou que é sempre legítimo: "Não estou fechado a esse debate. Agora não façamos com que este debate transforme um sucesso da sociedade portuguesa e do SNS num insucesso." "É que não estamos a falhar, nós estamos a ser bem-sucedidos nesta matéria, o que não implica desvalorizar as mulheres e os momentos em que nós falhamos. Se falhámos com essas mulheres e com esses momentos, devemos uma solução a esse problema", defendeu.

Manuel Pizarro demonstrou o sucesso desta medida, apontando que entre 90% e 95% das mulheres que recorrem à interrupção voluntária da gravidez a pedido são orientadas para as consultas de planeamento familiar e que a IVG é feita numa mediana de sete semanas, sendo Portugal um dos países da Europa em que é realizada em média mais cedo, o que considerou "muito positivo".

"A mediana do tempo de espera entre a consulta prévia e o momento de finalização da IVG é de cinco dias, o que é também um número francamente aceitável", realçou. Segundo o ministro, o SNS faz a IVG em 29 hospitais, tendo contratos com privados em quatro outros hospitais e referenciando para outras instituições da rede pública em sete casos.

Manuel Pizarro aplaudiu ainda o facto de a IVG ter sido descriminalizada: "Acabou com esse estigma e essa violência a duplicar e a triplicar contra as mulheres e erradicou um gravíssimo problema de saúde pública, com o qual nós vivemos durante décadas, em nome de uma proibição que era uma hipocrisia, porque era uma coisa proibida que toda a gente sabia que se fazia na mesma nos vãos de escadas e noutros espaços e que, felizmente, o Serviço Nacional de Saúde resolveu."

Quanto aos médicos objectores de consciência, a deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos lembrou que o facto de um hospital ter apenas médicos objectores nos quadros não é impeditivo da realização de IVG, dando como exemplo o Hospital do Médio Tejo, que os deputados visitaram, concluindo que os registos dos objectores de consciência não reflectem a realidade vivida nos hospitais.

Segundo explicou, no caso do hospital visitado, a administração contratou três médicos para assegurar que o acesso à IVG seja "em tempo e de forma segura", lembrando os dados que indicam que isto é o que acontece em 71% dos casos. Reconheceu, contudo, que "há questões a melhorar", apontando a necessidade de agilizar procedimentos e de dar formação a quem está nos atendimentos.

Sugerir correcção
Comentar