Neemias Queta em segundo na votação de jogador mais valioso da G League da NBA

Internacional português teve o reconhecimento de treinadores e directores da G League, depois de uma época em que ajudou os Stockton Kings a alcançar o melhor registo da fase regular.

Foto
Neemias Queta teve uma época de afirmação na liga de desenvolvimento da NBA EPA/JOHN G. MABANGLO

O basquetebolista Neemias Queta ficou em segundo lugar na votação de jogador mais valioso (MVP) da fase regular da G League, a liga de desenvolvimento da NBA.

O poste português foi apenas superado pelo base Carlik Jones, dos Windy City Bulls (equipa secundária dos Chicago Bulls), de acordo com o anúncio da liga norte-americana de basquetebol. E ficou à frente de David Duke Jr., dos Long Island Nets, equipa de desenvolvimento os Brooklyn Nets.

Na G League, Queta alinhou pelos Stockton Kings, terminando a fase regular com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes de lançamento.

Na sua segunda temporada com um contrato two-way (duas vias), que permitiu saltitar entre os Sacramento Kings e os Stockton Kings, Neemias foi a principal figura do conjunto treinado por Bobby Jackson, sendo preponderante na obtenção do melhor registo na fase regular da G League.

Na fase a eliminar, os Stockton Kings caíram perante os Sioux Falls Skyforce, a equipa filiada dos Miami Heat, numa eliminatória a apenas um jogo. Neemias Queta terminou o encontro com 18 pontos, nove ressaltos e cinco desarmes de lançamento em 33 minutos.

O menor espaço que teve na NBA, numa equipa dos Kings que este ano encerrou um ciclo recorde de 16 anos sem atingir os play-offs, permitiu ao poste de 23 anos ter estabilidade na liga de desenvolvimento, consolidando o seu jogo e afirmando-se como um dos jogadores mais eficientes e um protector do aro dominador e temido pelos adversários.

Em 45 jogos pelos Stockton Kings, entre a Showcase Cup e a fase regular, Neemias registou melhorias em quase todas as estatísticas individuais e figura no topo da lista em várias estatísticas avançadas.

A boa época valeu-lhe ainda a chamada ao jogo All-Star da G League, num encontro que reuniu as principais figuras da liga de desenvolvimento e no qual o internacional português apontou 22 pontos, nove ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento.

O poste, de 23 anos e 2,13 metros, foi o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do draft de 2021. Esta época, disputou apenas quatro jogos pela equipa de Sacramento.

Sugerir correcção
Comentar