O pior tipo de dores de cabeça tem hora marcada

Estudo associa o nosso relógio biológico às cefaleias em salva – as dores de cabeça mais intensas e repetitivas. E há horas e estações do ano mais prevalecentes, indicam cientistas.

Foto
Mais de metade da população mundial sofre com dores de cabeça Sayan Ghosh/Unsplash

Entre dores de cabeça, enxaquecas ou cefaleias tensionais, mais de metade da população mundial sofre com os vários tipos de dor de cabeça – todos os dias, uma em cada seis pessoas tem dor de cabeça. Dos vários tipos de dores de cabeça, as “cefaleias em salva” são das mais raras, mas das que provocam mais dor – criando um enorme impacto na qualidade de vida dos doentes e tornando-se por vezes incapacitante. E, nestes casos, o nosso relógio biológico pode mesmo ditar a hora em que as dores atacam: maioritariamente ao final da noite e ao início da manhã.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar