Beira Baixa lança roteiro turístico com 20 propostas para a Primavera

Novo roteiro de três dias lança 20 propostas para aproveitar a Primavera, das tradições da Páscoa a actividades turísticas identitárias da Beira Baixa.

Foto
Entre as propostas está o passeio de barco pelo Tejo para observar as Portas de Ródão Nicolau Botequilha/Público

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) acaba de lançar um novo roteiro de três dias "Pelas mil e uma cores da Primavera", aliando as tradições pascais a um conjunto de actividades turísticas identitárias dos oito municípios que compõem a região.

São 20 propostas "ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre", anuncia em comunicado.

O roteiro desafia os visitantes para uma viagem "pelas paisagens, natureza, miradouros e aldeias pitorescas", pelos "sabores genuínos" e tradições da Páscoa na Beira Baixa, com uma agenda que "identifica dezenas de tradições quaresmais e pascais", algumas das quais únicas no país, incluindo "procissões, compassos, cortejos, encenações, vigílias, encomendação das almas e manifestações populares e profanas".

Integra ainda sugestões como uma caminhada pelos passadiços do Orvalho ou pela Serra das Talhadas e Serra da Malcata, passeio de barco pelo Tejo com observação das Portas de Ródão, e visitas ao Parque Barrocal, em Castelo Branco, e a aldeias como Figueira (Proença-a-Nova) ou Penha Garcia (Idanha-a-Nova).

Na gastronomia, a mesa é recheada com cabrito estonado, plangaio, peixe do rio, maranhos, borrego ensopado e, nos doces, bolo finto, tigelada, broas de mel ou borrachões.

A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei (todos no distrito de Castelo Branco), e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, optimizando e defendendo os interesses comuns dos seus municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território.

Sugerir correcção
Comentar