Mais de 720 mil declarações de IRS entregues em três dias

Nos primeiros três dias da campanha de IRS, metade das declarações submetidas foi feita de forma automática.

Foto
Ministério das Finanças diz que o processo decorre com normalidade Nuno Ferreira Santos

O prazo de entrega da declaração anual do IRS arrancou no dia 1 e até às 18h30 desta segunda-feira foram entregues 727.143 declarações, das quais 51,5% submetidas de forma automática, segundo o Ministério das Finanças.

Segundo um comunicado do ministério de Fernando Medina, do total de declarações entregues, 375.120 foram submetidas através do IRS Automático e 352.023 através de entrega manual.

Até ao final primeiro dia da campanha, dia 1 de Abril, sábado, já tinham sido entregues 418.200 declarações, correspondendo 54% ao IRS Automático.

"Os constrangimentos verificados relativamente ao reporte de rendimentos pagos pela Segurança Social, nomeadamente aos pensionistas, estão sanados e o sistema de liquidação do IRS já reflecte a totalidade desses rendimentos para os contribuintes em causa, estando pré-preenchidos correctamente com os valores das pensões auferidas em 2022", refere o gabinete.

O ministério realça que a campanha de IRS de 2022 "decorre assim com normalidade, podendo os contribuintes entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de Junho, independentemente da categoria de rendimentos".

Na nota, o gabinete lembra que a Autoridade Tributária disponibiliza também atendimento presencial nos serviços de finanças.