Como um aumento de nómadas digitais está a atirar pessoas para fora das cidades

Antes de a pandemia ter alterado a nossa forma de trabalhar, dizia aos jornalistas que os números eram demasiado pequenos para uma resposta definitiva. Já não tenho tanta certeza.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Há oito anos que estudo o nomadismo digital, a tendência de trabalhar remotamente a partir de qualquer parte do mundo. Perguntam-me frequentemente se este fenómeno está a impulsionar a gentrificação.

Antes de a pandemia ter alterado a nossa forma de trabalhar, normalmente dizia aos jornalistas que os números eram demasiado pequenos para uma resposta definitiva. A maioria dos nómadas digitais viajava e trabalhava ilegalmente com vistos turísticos. Tratava-se de um fenómeno de nicho.

Três anos após a pandemia, no entanto, já não tenho a certeza. As estimativas mais recentes põem o número de nómadas digitais só dos EUA em 16,9 milhões, um aumento espantoso de 131% em relação ao ano pré-pandémico de 2019.

O mesmo levantamento sugere também que até 72 milhões de “nómadas de sofá”, mais uma vez, apenas nos EUA, estão a ponderar tornar-se nómadas. Este aumento induzido pela covid-19 no trabalho remoto é um fenómeno global, o que significa que os números de nómadas digitais para além dos dos EUA podem ser igualmente elevados.

A minha investigação confirma que o custo de vida mais barato que esta tendência traz para aqueles capazes de a capitalizar pode implicar um lado negativo para os outros. Através de entrevistas e trabalho de campo etnográfico, descobri que a ascensão de senhorios profissionais de arrendamento de curto prazo, em particular, está a ajudar a expulsar a população local das suas casas e cidades.

Antes da pandemia, os nómadas digitais eram na sua maioria freelancers. A minha investigação identificou quatro outras categorias: nómadas digitais proprietários de empresas; nómadas digitais experimentais; nómadas digitais de sofá; e, a categoria emergente mais rápida, os nómadas digitais assalariados.

Nos EUA, estima-se que o número de nómadas assalariados — trabalhadores a tempo inteiro que trabalham agora à distância — tenha passado de 3,2 milhões em 2019 para 11,1 milhões em 2022. Este crescimento exponencial fez com que os governos começassem a estar atentos. Em Setembro último, dei um testemunho especializado ao UK Treasury sobre aquilo a que chamaram “trabalho transfronteiriço”.

O fenómeno está a remodelar as cidades. Chiang Mai, no Norte da Tailândia, é frequentemente apelidada da capital nómada digital do mundo. A área Nimmanhaemin, também conhecida por Nimman ou, por vezes, Coffee Street, transborda com cafés, espaços de co-working e Airbnb para pessoas com salários ocidentais, fora do alcance de muitos habitantes locais.

Para os empresários locais atingidos pela pandemia, o regresso dos visitantes a Chiang Mai é um alívio. Mas como me disse um proprietário tailandês de um Airbnb: “É preciso que haja um equilíbrio. Já vivíamos aqui, quando Nimman era um bairro sossegado.

O poder do poder de compra dos trabalhadores remotos ocidentais

Lisboa é igualmente procurada pelo bom tempo e custo de vida mais baixo que oferece. Palavras-chave como economia circular ou economia partilhada são frequentemente utilizadas pelos nómadas digitais para descreverem a razão pela qual tais locais são tão adequados ao seu modo de vida. Descrevem novas abordagens à vida urbana que enfatizam a mobilidade, abordagens mais flexíveis à utilização e reutilização de edifícios, e modelos empresariais inovadores que encorajam a colaboração.

Mas a capital portuguesa, como muitos outros centros urbanos, está a braços com uma crise habitacional. Activistas, como Rita Silva, da organização portuguesa Habita!, dizem que este afluxo está a piorar as coisas para a população local: Somos um país pequeno e Lisboa é uma cidade pequena, mas a população estrangeira está a crescer e é muito visível nos cafés e restaurantes.

Na opinião de Rita Silva, aquilo a que chama esta treta da economia circular não descreve com precisão o que se está a passar no terreno. Em certas partes da cidade, diz ela, já não se ouve português, ouve-se inglês. Isto está a fazer subir o custo de vida, muito para além de pontos turísticos populares como o Bairro Alto e o Príncipe Real.

Espaços de trabalho conjunto e pólos criativos estão agora a aparecer em áreas anteriormente tradicionais da classe trabalhadora. Com o salário médio em Portugal abaixo dos 20 mil dólares, estes não se destinam claramente à população local. Um apartamento de um quarto nestes hotspots de nómadas digitais representa, em média, pelo menos 63% de um salário local — um dos rácios mais altos da Europa.

No seu bestseller de 2007, The Four-Hour Workweek, o autor e podcaster Tim Ferris cunhou o termo geo-arbitragem para descrever o fenómeno de pessoas de países de rendimento mais elevado — os EUA, a Europa, a Coreia do Sul — que auferem os seus salários em países de baixo custo.

Para alguns nómadas, isto é um salva-vidas essencial. Para outros, representa a realidade polarizadora da globalização: que o mundo inteiro deve funcionar como um mercado aberto e livre. Para muitos, é pouco ético.

O sociólogo Max Holleran aponta a ironia incrível: “Algumas pessoas estão a tornar-se nómadas digitais devido aos preços da habitação nos seus países de origem. E depois a sua presença em lugares menos ricos está a apertar o mercado da habitação, levando à deslocação em lugares no Sul global [países em desenvolvimento na Ásia, África, e América Latina].

Numa visita a Chiang Mai, em 2019, reservei um Airbnb. Esperava ser recebido pelo proprietário. Em vez disso, fui recebido por alguém chamado Sam (não o seu nome verdadeiro), que não sabia o nome da pessoa com quem eu tinha falado.

No átrio do edifício, um sinal para viajantes, turistas e mochileiros dizia claramente: Este lugar NÃO É UM HOTEL. Os arrendamentos por dia/semana NÃO são PERMITIDOS. No entanto, na área da recepção, as pessoas trabalhavam em computadores portáteis, no meio de uma procissão constante de visitantes ocidentais a entrar e a sair, com mochilas e malas de viagem.

Olhei para a minha reserva e apercebi-me que o apartamento era de uma empresa a que chamarei Home-tel, a qual, outros visitantes confirmaram, detinha 17 outros apartamentos.

Um residente local disse-me que estava a ponderar vender, ou, se não resultasse, arrendar. Viver ali tinha-se tornado insuportável.

Prometi que da próxima vez que viajasse iria verificar se estava a arrendar a um proprietário particular de boa-fé. E fi-lo. Apenas para encontrar, à chegada, uma grande placa no átrio a dizer: Não há arrendamentos de curto prazo. Quando confrontei a proprietária europeia, ela disse que o cartaz já lá estava quando comprou o apartamento. O que se pode fazer?, disse. O dinheiro chama mais alto.

Holleran explica que o aumento do número de nómadas digitais está a fomentar a competição entre destinos: Se Portugal diz: ‘Estamos fartos dos nómadas’, e acabam com os vistos, Espanha pode dizer: ‘Então venham para cá. E isso será ainda mais verdade em países com PIB baixo.

Rita Silva diz que os nómadas digitais precisam de estar cientes do impacto que têm. A activista está também a instar o Governo português a tomar medidas regulamentares significativas: A maioria dos Airbnb são de empresas que controlam propriedades múltiplas. Queremos que as casas sejam locais onde as pessoas possam viver.”


Exclusivo PÚBLICO/The Conversation
Dave Cook é antropólogo na University College London. Estuda nómadas digitais, “um tipo extremo de trabalhadores remotos”, desde 2015.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários