Alarmismo ou explosão iminente?

A utilização de inteligência artificial levanta diversos tipos de riscos, que são conhecidos e têm merecido alguma atenção por parte dos legisladores europeus e, em menor grau, norte-americanos.

No passado dia 28 de Março, o Instituto para o Futuro da Vida (FLI Future of Life Institute) enviou para a lista de subscritores dos seus boletins um convite para assinarem uma carta aberta onde se pedia a suspensão temporária do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial mais “poderosos” que o GPT-4. O que era até aí uma relativamente obscura organização seguida apenas por alguns interessados (entre os quais eu me incluo) saltou de repente para as primeiras páginas dos jornais, cavalgando o actual entusiasmo pela inteligência artificial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários