Porto

Nesta retrosaria do Bolhão pregaram-se mais de oito mil botões ao tecto

A instalação foi feita por amigos e familiares dos proprietários da Central dos Forros, loja de 1950 agora remodelada pelo arquitecto Miguel Melo.

João Morgado
Fotogaleria
João Morgado

Foi na década de 1950 que abriu a Central dos Forros, uma loja que vende botões, novelos, tecidos e outros materiais úteis para a costura. Com porta aberta junto ao Mercado do Bolhão, no Porto, a retrosaria não ficou indiferente à renovação do edifício e, como explica o arquitecto Miguel Melo, responsável pelo projecto, “fazer uma remodelação era quase obrigatório, por fazer parte de um edifício classificado”.

O principal objectivo da obra era modernizar o espaço, torná-lo mais funcional e preservar a sua essência, mas o grande desafio foi “conciliar um orçamento reduzido com a necessidade de expor uma variedade inacreditável de produtos”, acrescenta Miguel Melo. No entanto, foi entre a confusão e desorganização de artigos que nasceu o maior destaque da loja: o tecto de botões.

“Quando fui visitar a loja e ver como funcionava, apercebi-me da dificuldade que ia ser expor tantos produtos num espaço tão pequeno. Quando percebi que eles tinham milhares de botões, que não iam utilizar nem vender, surgiu a ideia de fazer um objecto com uma vertente mais artística, um tecto todo com botões. Foi esse o início do projecto”, conta o arquitecto.

Além de ser um elemento de destaque que chama a atenção de muitos turistas, o tecto composto por mais de oito mil botões foi construído com a ajuda de familiares e amigos dos proprietários, tornando o projecto ainda mais pessoal.

Para renovar a loja de 27 metros quadrados foram utilizados apenas três materiais: o ferro para a estrutura metálica do edifício, a madeira e a cerâmica azul do pavimento. As paredes já desgastadas pelo tempo foram mantidas mas com uma nova cor, o bege, que também foi utilizado nos armários. A paleta de cores do bege, azul e vermelho foi escolhida por respeitar a versão a original da loja.

Para organizar melhor o espaço, os dois pisos restantes foram transformados num armazém e num escritório. O arquitecto revela ter encontrado uma “organização desorganizada” e explica que eram muitos produtos para um espaço tão pequeno, daí a necessidade de “ter um mobiliário que fosse versátil para em simultâneo ter novelos, tecidos, botões ou outra coisa qualquer”. A nova Central dos Forros conta ainda com uma contribuição do escultor Paulo Neves que criou quatro peças em madeira inspiradas nos botões, que podem ser vistas na montra e no interior da loja.

“Trouxe uma nova vida ao espaço e uma harmonia que não tinha antes”, confirma ao P3 o dono da loja, João Ricardo Lobo. Apesar de o arquitecto lhes ter “dado algum trabalho a colocar tantos botões no tecto”, brinca, “ficou muito bem, no final, foi mágico”. 

João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado
João Morgado