Tornado “catastrófico” atinge o Arkansas e faz pelo menos 600 feridos

Fenómeno arrancou árvores, telhados e paredes de casas e virou carros nas ruas, incluindo na capital estadual Little Rock. Governadora do Arkansas declarou estado de emergência.

Foto
Os EUA enfrentam uma vaga de tornados. Na imagem, a destruição em West Point, estado da Geórgia EPA/ERIK S. LESSER

Um tornado atingiu nesta sexta-feira a cidade de Little Rock, capital do estado norte-americano do Arkansas, arrancando telhados e paredes de alguns edifícios, derrubando árvores e virando carros. Segundo a imprensa local, haverá mais de 600 feridos.

As autoridades locais qualificam o tornado de "catastrófico" e, segundo o The Guardian, a polícia teve de ajudar a transportar feridos para o hospital por não haver ambulâncias suficientes.

Imagens aéreas divulgadas pelo The Weather Channel, um canal de televisão meteorológico, mostram uma grande área da cidade muito danificada, com casas destruídas e colapsadas e carros capotados.

Através da rede social Twitter, a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, anunciou que foi declarado estado de emergência, e que foi mobilizado um fundo financeiro de resposta a desastres.

Na mesma rede social, o autarca de Little Rock revelou ter pedido à governadora do Arkansas a mobilização da Guarda Nacional para ajudar nas operações de socorro.

Pelo menos 15 estados do Centro-Oeste e do Sul dos Estados Unidos estão sofrer intensas tempestades, uma semana depois de um tornado devastar a cidade de Rolling Fork, no Mississípi, matando 26 pessoas.

"É uma situação particularmente perigosa", avisam os serviços meteorológicos. O nordeste de Arkansas, o sul do Missouri e o oeste de Kentucky e do Tennessee estavam sobre risco especial de tornados e de outros fenómenos extremos. Cidades como Chicago, Indianápolis e Memphis também estão sob ameaça.

Sugerir correcção
Comentar