Diabetes: risco de morrer internado no hospital é maior no Algarve e na Madeira

“Não podemos ficar a olhar e dizer o país é assim”, diz presidente da Sociedade de Diabetologia. Letalidade intra-hospitalar Algarve ascendeu a 10,4% e na Madeira a 10,3%.

Foto
Mais de 90% dos internamentos foram de adultos e a grande maioria das causas estavam relacionadas com complicações crónicas Nelson Garrido

É a estimativa mais recente do Observatório Nacional da Diabetes: em 2021 cerca de 1,1 milhões de pessoas, entre os 20 e os 79 anos, tinham diabetes. A prevalência está a aumentar, também pelo envelhecimento da população, e embora se tenha conseguido melhorias ao longo do tempo há problemas que persistem. O 10.º relatório Diabetes: Factos e Números, que é apresentado esta sexta-feira em Lisboa, destaca o peso crescente da presença da diabetes nos internamentos hospitalares, o aumento da letalidade intra-hospitalar ou a persistência de assimetrias regionais em alguns indicadores. A letalidade intra-hospitalar na região Centro foi de 5,9% e no Norte de 6,1%. No Algarve ascendeu a 10,4% e na Madeira a 10,3%.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar