Desertos do Dubai: 10 experiências para viver o espírito beduíno

Desde os desportos de maior adrenalina até à observação de estrelas, os desertos do Dubai são o palco de inúmeras actividades para pequenos e graúdos.

Foto

Falar do Dubai é falar de uma futurística metrópole, de praias paradisíacas e de uma vibrante vida cultural, mas talvez nada seja tão definidor do espírito do emirado do que o deserto. A cultura beduína teve e continua a ter enorme influência no carácter da nação e os encantos do deserto são um chamariz irresistível para quem visita o Dubai, que ali encontra incontáveis actividades para adultos e crianças desfrutarem. Descubra dez dessas experiências e deixe-se maravilhar pelos desertos do Dubai.

Fazer um passeio de camelo

Siga os passos dos antigos beduínos e embarque numa expedição pelo deserto em cima de um dorso de um camelo. Várias empresas de excursões têm pacotes que proporcionam uma janela para o passado do emirado. Saiba mais sobre a história, a fauna e a flora locais com a ajuda de um guia especializado enquanto atravessa as grandes dunas. A maioria das excursões inclui bebidas e snacks gratuitos e, à noite, dormidas no deserto em acampamentos de estilo tradicional.

O Dubai Desert Conservation Reserve é uma das melhores zonas para um safari de camelo. Ocupando aproximadamente cinco por cento do território do Dubai, esta área declarada como reserva natural está cercada para proteger as suas riquezas. Explore esta bela paisagem em excursões especialmente desenvolvidas para evitar interferência nos habitats e complemente a visita com uma estadia no deserto (muitos destes programas incluem safaris ao entardecer e dormida em alojamentos típicos).

Foto
DR

Ver a imensidão do deserto do ar

Veja o deserto do Dubai de uma perspectiva totalmente diferente: a partir de um balão de ar quente, deixando-se levar pela brisa e flutuando entre nuvens, enquanto vê as dunas ondulantes por baixo de si.

Se optar por sair ao nascer ou ao pôr-do-sol, terá maior possibilidade de observar animais, como o órix ou gazelas árabes. Escolha um de muitos pacotes organizados por empresas de turismo e hotéis, como passeios românticos, programas dedicados a toda a família ou a experiência de partilhar os céus (e o cesto) com falcões, animal mítico do Dubai.

Foto
DR

Saltar de pára-quedas

Se é mais aventureiro pode viver uma experiência de tirar o fôlego, saltando de pára-quedas sobre o deserto com a empresa Skydive Dubai. O salto é feito a cerca de 30 quilómetros do centro do Dubai e todo o processo é controlado por instrutores qualificados. No final, levará a experiência para casa, já que ficará com um vídeo do salto feito pelos experimentados videógrafos do Skydive Dubai.

Pode também fazer um passeio de girocóptero, uma pequena aeronave de dois lugares, semelhante a um helicóptero, que lhe dará uma vista aérea inesquecível do deserto. Quem já salta de pára-quedas há muito tempo terá outras opções, como pára-quedismo a solo ou saltos com wingsuit.

Foto
DR

Deslizar dunas abaixo numa prancha

Uma experiência com diversão garantida, o sandboard consiste em descer as dunas do deserto em cima de uma prancha. Semelhante ao snowboard usado na neve, no sandboard basta prender os pés à prancha e deixar-se deslizar pelas dunas.

Se já tem prática neste tipo de desporto opte por dunas íngremes para uma experiência mais recompensadora; se é novo nestas andanças escolha dunas mais pequenas e menos acentuadas e divirta-se a praticar até ganhar confiança suficiente para se aventurar nas dunas maiores. ​Pode alugar uma prancha ou escolher um pacote turístico que inclua um passeio todo o terreno com guia e paragem para praticar sandboard, uma actividade que os mais pequenos vão adorar.

Foto
DR

Fazer trekking em Hatta

Faça uma pequena viagem até à vila montanhosa de Hatta para uma grande variedade de aventuras. O enclave escarpado é refúgio perfeito para quem gosta de experiências ao ar livre, graças ao Hatta Wadi Hub, um centro de actividades que fornece equipamento e guias especializados.

Marcada pelas montanhas Hajar, perto da fronteira com Omã, Hatta está rodeada de picos e vales ondulados, perfeitos para fazer trekking ao longo de serpenteantes wadis (leitos de rio secos durante grande parte do ano) no sopé das montanhas. O terreno é variado e com uma vida selvagem única. Se tiver sorte poderá ver o curioso gato-do-deserto da Arábia (Felis margarita). Perto da barragem de Hatta, encontrará rochas escarpadas, com miradouros para a paisagem pitoresca, cenário perfeito para um retemperador final de dia após uma intensa caminhada.

Foto
DR

Explorar Hatta de BTT

Não há maneira melhor de descobrir a bela região montanhosa de Hatta do que montado numa bicicleta de montanha. Os ciclistas, amadores e profissionais, podem fazê-lo através de trilhos criados para o efeito, abertos 24 horas por dia, 365 dias por ano e totalmente gratuitos.

Os mais de 50 quilómetros de trilhos marcados foram criados pelo Hatta Mountain Bike Trail Centre, centro que disponibiliza bicicletas para alugar. Nos meses de Verão o centro encerra, mas os trilhos permanecem abertos todo o ano. Caso leve a sua própria bicicleta informe alguém sobre o local onde planeia passear e leve consigo equipamento para resolver qualquer problema que surja – ferramentas, tubo interior de roda suplente, bomba de encher pneus e um kit de reparação de furos.

Foto
Siddharth Siva

Fazer canoagem num cenário de postal ilustrado

Para vistas inesquecíveis vá até à barragem Hatta Dam, junto à vila montanhosa de Hatta. O lago artificial é um autêntico ponto de romaria, tanto de locais como de turistas, que ali procuram desfrutar das suas tranquilas águas.

Junto à barragem pode alugar caiaques ou barcos a remo para um passeio em família relaxante pelas águas límpidas e turquesa do lago, com cénicas montanhas escarpadas como pano de fundo. Para apreciar melhor os distintos afloramentos rochosos avermelhados, esculpidos por anos de actividade geológica, aventure-se além do fim do lago, explorando os recantos escondidos do riacho que o alimenta.

Foto
Sebastian Opitz

Visitar um oásis fervilhante de vida

Se procura ver a vida selvagem no seu habitat mais natural, então não deixe de visitar os Lagos Al Qudra, a apenas 30 minutos de carro da cidade. Das raposas do deserto ao órix, neste oásis poderá ainda observar uma das 170 espécies de aves que vivem em redor dos lagos, como cisnes, gansos ou flamingos.

Para os amantes de ciclismo, é ainda possível dar um passeio na pista de Al Qudra que, com os seus impressionantes 86 quilómetros de pistas, são um destino popular para entusiastas da bicicleta, tanto amadores como atletas de classe mundial.

Foto
DR

Observar o céu estrelado

Para desfrutar de uma experiência absolutamente inesquecível, nada como deixar-se encantar pelo céu estrelado visto a partir das areias do deserto. Seja no âmbito de uma excursão ou numa viagem mais personalizada, há vários tipos de sessões de observação de estrelas em que poderá aprender como é que os beduínos do passado usavam os astros para lhes indicar as direcções e as horas. Pela mão de experientes guias, aprenda mais sobre esta prática com forte significado cultural e histórico.

Foto
Turismo do Dubai

Jantar em pleno deserto

Se procura conhecer o autêntico espírito beduíno, nada como saborear uma refeição junto aos imponentes desertos do Dubai ao som de música tradicional beduína. Seja num acampamento típico ou num restaurante localizado em pleno deserto, a oferta é variada e feita para agradar tanto a famílias com crianças até àqueles que procuram uma experiência mais intimista de jantar privado à luz de tochas.

Além das iguarias locais, como o café e as tâmaras oferecidas como sinal de boas-vindas, não deixe de experimentar especialidades como o ouzi de cordeiro, suculento prato tradicional confeccionado num forno improvisado debaixo da areia. Algumas empresas oferecem também pequenos workshops para aprender técnicas de cozinha que poderá reproduzir quando, já em casa, sentir saudades das areias do deserto e quiser viajar, em poucos instantes, até este local de sonho.

Foto
DR
Sugerir correcção
Ler 1 comentários