“Calamidade” e “situação trágica” por atraso de pagamentos do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema

Mecanismo de incentivo deve centenas de milhares de euros a produtoras portuguesas, que denunciam opção de pagamento por tranches cujo cálculo não é claro. Primeira fase de 2023 arranca dia 3.

Foto
Afonso Pimentel como Matilha, personagem em Sul que agora tem uma série em nome próprio e cuja rodagem foi afectada pelos atrasos de pagamento do FATC Arquipélago Filmes

Os atrasos nos pagamentos do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema (FATC) a produtoras portuguesas estão a provocar uma “calamidade” e uma “situação trágica”, queixam-se a Uma Pedra no Sapato e a Arquipélago Filmes, apenas duas de várias empresas às quais o Estado terá em dívida mais de meio milhão de euros. As rodagens de filmes de Miguel Gomes e de uma série para a RTP1 estiveram em risco de parar devido à falta de pagamentos destes incentivos públicos. Nos últimos dias, parte da dívida começou a ser paga, mas numa tranche diminuta, que não está prevista na lei e não soluciona o problema.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários