Para pessoas transgénero, ir ao médico pode ser traumatizante

Cinco pessoas trangénero norte-americanas relatam as dificuldades que tiveram em aceder a cuidados médicos: das questões sobre os pronomes que usam ao risco de proibição do acesso à terapia hormonal.

Foto
Nas interacções com o sistema de saúde, as pessoas transgénero norte-americanas podem enfrentar a total hostilidade de profissionais de saúde mal informados Carolyn Van Houten

Uma mulher transgénero recorda o médico que a tratou por “aquilo”. Uma pessoa não-binária foi questionada quanto ao uso de pronomes neutros durante uma ecografia mamária. Uma pessoa transmasculina saiu do estado norte-americano do Tennessee, temendo perder o acesso à terapia hormonal, depois de terem sido aprovados projectos-lei que restringem a prestação de cuidados de saúde a quem está em processo de redesignação sexual.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários