Governo rejeita que cabaz com IVA de 0% deixe de fora alimentos vegetarianos e vegan

O Parlamento debateu esta quarta-feira a proposta de lei do Governo para isentar de IVA um cabaz de 44 bens alimentares de primeira necessidade.

Foto
Governo aprovou IVA zero para lista de 44 bens essenciais alimentares Paulo Pimenta

No debate no Parlamento sobre a proposta de lei do Governo para isentar de IVA bens essenciais alimentares, entre Abril e Outubro, a oposição centrou-se em confrontar o executivo sobre a mudança de posição dos socialistas relativamente à medida e quanto às garantias de eficácia da mesma. Mas a discussão passou também pelo facto de a alimentação vegetariana ficar de fora do cabaz de 44 produtos com taxa de IVA de 0%, argumento que o Governo rejeitou.

Em resposta à deputada única do PAN, Inês Sousa Real, que acusou o Governo de deixar de fora deste apoio "um milhão de pessoas" vegetarianas, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, garantiu que o executivo não deixa "ninguém para trás" e que a lista de alimentos a IVA zero, elaborada com base nos bens mais adquiridos pelas famílias e no cabaz saudável da Direcção-Geral de Saúde (DGS), já contém 28 produtos "aptos à alimentação vegana" e 33 à vegetariana. Mas não assegurou que o PS irá permitir a redução do IVA para produtos como o tofu, tal como propôs o PAN.

"O Governo desdiz tudo o que disse"

Da esquerda à direita, os partidos questionaram o Governo sobre o facto de, durante meses, ter recusado implementar a taxa zero de IVA a um cabaz alimentar e rejeitado, no Parlamento, propostas dos restantes partidos neste sentido cinco vezes, para, agora, com uma folga orçamental maior do que o previsto, aprovar a medida. Logo no arranque do debate, que coube ao BE, a líder do partido, Catarina Martins, acusou o executivo de desdizer "tudo o que disse".

Tanto o Governo como o PS salientaram que a iniciativa chumbada na Assembleia da República é diferente daquela apresentada pelo executivo. "Não tem nada a ver com as cinco propostas que foram discutidas", sustentou Mendonça Mendes, sublinhando que a medida do executivo é "complementar a todas as outras de apoio ao rendimento" e que tem "a garantia expressa", através do pacto com os sectores da distribuição e da produção, "de reflexo da descida do IVA no preço".

E ainda rejeitaram que a medida tenha chegado tarde. "Este não é o momento zero", disse o secretário de Estado, argumentando que a proposta do IVA zero "acrescenta a todas as medidas" de "apoio ao rendimento" que o Governo tem vindo a tomar ao longo do último ano, tanto "estruturais" como "pontuais", de que são exemplos o aumento dos salários, os apoios extraordinários ou a abertura do mercado regulado do gás às famílias.

"Chave de controlo" dos preços em breve

Os partidos juntaram-se ainda nas dúvidas sobre a eficácia da medida. À esquerda, PCP, BE e Livre acusaram o Governo de beneficiar a grande distribuição e de não apresentar garantias de que a medida terá um efeito na descida dos preços por fazer depender essa solução dos distribuidores. Ao invés, pediram a fixação dos preços e das margens de lucro.

A direita, pelo PSD, Chega e IL, também questionou que reflexo existirá nos preços, considerando que a poupança para as famílias será "insuficiente". Acusou ainda o Governo de criar um Estado "paternalista" ao estabelecer que alimentos (poucos) terão a redução do IVA e ao condenar as pessoas a dependerem de apoios por não reduzir a carga fiscal, como o IRS.

Surgiram ainda dúvidas relativamente à fiscalização dos preços e críticas ao facto de esta competência ficar nas mãos da Autoridade da Concorrência, tendo o Livre anunciado que irá apresentar uma proposta de alteração para que a comissão de acompanhamento seja "periódica, escrutinável e fiscalizada", à semelhança do Infarmed.

O Governo não chegou a responder qual será o valor de poupança permitido pelo IVA zero, mas reiterou que a medida "terá resultados positivos", visto que a distribuição já se comprometeu com a "efectiva redução dos preços" e terá "obrigações de transparência". Pediu "confiança" à oposição e garantiu que o Governo irá acompanhar os resultados. Jamila Madeira, deputada do PS, avançou também que a "solução e a chave de controlo" da redução dos preços será apresentada "nos próximos dias".

A proposta do Governo, que foi aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros e chegou ao Parlamento esta terça-feira, será votada na generalidade esta sexta-feira e a votação final global está marcada para 6 de Abril. Estava prevista para esta quarta-feira uma interpelação do Bloco de Esquerda ao Governo sobre o preço dos bens essenciais, que foi substituída, a pedido do executivo e por decisão da conferência de líderes, de forma a permitir que a medida do Governo entre em vigor ainda em Abril.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários