Da urina surgiu o fósforo. De Manuel João Monte mais teatro com ciência dentro

Do acaso da descoberta do fósforo em 1669 e o futuro da humanidade em 2022, Manuel João Monte construiu uma ponte para cruzar a ciência e o teatro, no novo livro Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer).

Foto
Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer) é o quarto livro de Manuel João Monte, químico e professor da Universidade do Porto ADRIANO MIRANDA

Não há como escapar ao fósforo. Enquanto elemento químico é essencial à formação de vida (da nossa, dos animais, das plantas). Por outro lado, é também ingrediente principal para as bombas de fósforo branco que terão sido utilizadas pela Rússia em Mariupol, de acordo com o Governo ucraniano. Esta dicotomia é uma das ideias mais vincadas de Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer), livro apresentado nesta terça-feira na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e escrito pelo químico Manuel João Monte. É um espaço, em 16 cenas, onde os diálogos da peça de teatro cruzam a ciência, o futuro da humanidade e, claro, a urina de onde se saiu o fósforo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar